Amapá Digital | Quarta-Feira, 17 de dezembro de 2025.
O novo CEO vai garantir saúde bucal para comunidades rurais, ribeirinhas, quilombolas e extrativistas da região; prédio conta com emenda do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre.
Como mais uma medida estratégica da gestão do governador Clécio Luís para ampliar o acesso à saúde bucal da população, Mazagão receberá um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A unidade, que está em fase de conclusão das obras, vai garantir atendimento gratuito para comunidades rurais, ribeirinhas, quilombolas e extrativistas do município.
Espaço terá seis consultórios odontológicos
Foto: Gabriel Maciel/Sesa
O prédio que conta com emenda do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, recebe os últimos reparos, com pintura interna e externa, adaptações elétricas, troca de piso, além de melhorias na área externa, que receberá paisagismo e parquinho adaptado. Os trabalhos são executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf).
A ampliação da rede de saúde bucal é uma estratégia do programa Mais Sorriso, idealizado e coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, que fez questão de acompanhar na segunda-feira, 15, o andamento das obras em Mazagão. A previsão é que o centro será inaugurado ainda neste segundo semestre de 2025.
Mobílias e equipamentos já começaram a ser entregues pela Secretaria de Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já iniciou o envio de parte da mobília e alguns equipamentos como cadeiras odontológicas completas, autoclaves e seladoras, aparelhos de raio-x e ultrassom odontológicos. O CEO receberá ainda kits de instrumentais, micromotor elétrico endodôntico, compressor e bomba de jato, entre outros materiais.
Para a coordenadora de Saúde Bucal da Sesa, Daphne Macêdo, o investimento é estratégico pois vai integrar ações de promoção, prevenção e recuperação especializada da saúde bucal, ajudando a desafogar as demandas do CEO de Santana, que recebe pacientes de Mazagão.
Daphne Macedo, coordenadora de Saúde Bucal da Sesa
“O novo CEO vai permitir que comunidades de difícil acesso tenham atendimento especializado perto da casa, ampliando a rede de cuidados e fortalecendo a saúde bucal no estado”, afirmou.
A estrutura contará com 6 consultórios odontológicos, recepção e área de espera, sala de esterilização, depósito de materiais, espaço administrativo, copa e banheiro. O CEO de Mazagão vai oferecer 8 especialidades, com serviços de:
Por Roberta Corrêa
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL