Amapá Digital | Quarta-Feira, 17 de dezembro de 2025.
Atendimento funciona de segunda a sexta-feira, manhã e tarde, em regime de livre demanda.
O Governo do Amapá garante o acesso gratuito à mamografia no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), em Macapá. O exame essencial para a detecção precoce do câncer de mama. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, em regime de livre demanda.
Exames podem ser feitos a livre demanda
Foto: Gabriel Maciel/Sesa
As mulheres a partir dos 40 anos podem procurar diretamente o Hcal, com encaminhamento de qualquer unidade de saúde, munidas de documento de identidade e cartão do SUS. Para pacientes com menos de 40 anos, o exame é realizado mediante indicação médica.
Com a solicitação em mãos, basta comparecer ao Hcal para agendar a realização da mamografia. Havendo vaga no momento da chegada, o exame pode ser feito imediatamente. Os resultados impressos são disponibilizados de 48 horas a 7 dias úteis após a realização do procedimento.
Mulheres a partir dos 40 anos podem procurar diretamente o Hcal para fazer a mamografia
Além do exame, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ressalta a importância do autoconhecimento do corpo. A mulher deve estar atenta às mudanças, realizando o autoexame das mamas regularmente. Caso perceba nódulos, alterações na pele, secreções ou qualquer anormalidade, deve procurar imediatamente atendimento médico.
Richelle Menezes, tecnóloga em radiologia do Setor de Imagem do Hcal
Foto: Divulgação/Hcal
“A mamografia é uma das ferramentas mais importantes para salvar vidas. Quando o câncer de mama é descoberto cedo, as chances de tratamento com sucesso são muito maiores”, explica Richelle Menezes, tecnóloga em radiologia do Setor de Imagem do Hcal.
Segundo a Sesa, a ampliação da oferta reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, fundamentais para aumentar as chances de cura do câncer de mama.
Serviço
Para agendar o exame de mamografia basta se dirigir à Sala 1 do Bloco D, de Imaginologia do Hcal. É necessário apresentar a Autorização de Procedimento Ambulatorial (APAC) original, cópia do RG, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência, além de dois números de telefones válidos para contato. O exame pode ser feito por gestantes, homens, adolescentes, portadoras de próteses de silicone, mastectomizadas e lactantes com indicação para o exame.
Por Roberta Corrêa
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL