Amapá Digital | Quarta-Feira, 17 de dezembro de 2025.
Ação reforça atualização de conhecimentos em transfusão de sangue, padronização de práticas e segurança do paciente.
A Fundação de Saúde Amapaense realizou uma capacitação em hemoterapia voltada para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades geridas pela instituição. O objetivo foi qualificar os profissionais para o uso seguro, eficiente e racional do sangue e seus hemocomponentes, promovendo atualização em transfusão de sangue e fortalecendo a segurança do paciente.
A iniciativa é da Assessoria Especial, responsável pelos serviços de imagem, laboratório e agência transfusional, com foco na atuação de profissionais que vão atuar como responsáveis técnicos em bancos de sangue. O curso busca habilitar médicos para desempenharem funções técnicas com segurança, seguindo protocolos assistenciais e normas do Ministério da Saúde e da Anvisa.
Objetivo é qualificar os profissionais para o uso seguro, eficiente e racional do sangue e seus hemocomponentes, promovendo atualização em transfusão de sangue
Foto: Ronaldo Batista/Fundação de Saúde Amapaense
Jeane Morais, gerente assistencial da Fundação de Saúde
“Essa capacitação é voltada para toda a equipe multiprofissional das nossas unidades da Fundação de Saúde e aborda todos os procedimentos relacionados à hemoterapia, desde a coleta do sangue até o descarte correto da bolsa após a transfusão. É fundamental que nossos profissionais compreendam desde o preenchimento do formulário enviado pelo Hemoap até o retorno da bolsa para transfusão no paciente. São médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que manuseiam as bolsas diariamente”, explicou Jeane Morais, gerente assistencial da Fundação de Saúde.
Capacitação busca promover a padronização de condutas técnicas na transfusão de sangue
As palestras foram ministradas na quarta-feira, 10, por Christianne Negrão, biomédica especialista em hemoterapia e hematologia clínica e laboratorial; Jéssica Silva Ramos, biomédica e Assessora Especial da Fundação; e Pedro Castilho, enfermeiro.
Além de atualizar conhecimentos, a capacitação busca promover a padronização de condutas técnicas na transfusão de sangue, reforçando a cultura de boas práticas e elevando a qualidade da assistência prestada à população amapaense.
Com essa iniciativa, a Fundação de Saúde Amapaense reafirma seu compromisso constante de buscar melhorias na saúde e bem-estar da população amapaense.
Capacitação em hemoterapia voltada para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades geridas pela Fundação de Saúde
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL