Amapá Digital | Quarta-Feira, 17 de dezembro de 2025.
Plantão reforçado registrou número de atendimentos até abaixo da média diária da unidade de 220 pacientes.
Durante a 54ª Expofeira do Amapá, a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Gilson Rocha (UPA Zona Sul), coordenada pela Fundação de Saúde Amapaense em Macapá, funcionou como ponto estratégico de suporte médico e manteve o atendimento dentro do plano de contingência, registrando até menos pacientes do que a média diária de 220.
Na abertura do evento, no sábado, 30, foram 183 atendimentos. Já no doming, 31, o número caiu para 160. O maior movimento ocorreu na segunda-feira, 1º de setembro, com 244 pacientes, seguido de 212 na terça-feira, 2 e 201 na quarta-feira, 3. Nos demais dias, a procura seguiu abaixo da média: 174 na quinta-feira, 4, 180 na sexta-feira, 5, 184 no sábado, 6, e no encerramento, no domingo, 7, apenas 147 atendimentos. A maioria dos casos foi de baixa complexidade.
Para garantir segurança e agilidade, a UPA reforçou a escala com cinco médicos por turno, farmácia abastecida, equipes preparadas e uma ambulância à disposição dos visitantes e moradores da região.
Willian Meguins, gerente administrativo da UPA
Foto: Divulgação
“Durante o período da Expofeira houve dias até muito abaixo da nossa média. Por exemplo, no domingo registramos apenas 147 atendimentos. A UPA Zona Sul esteve pronta o tempo todo para que a diversão seguisse tranquila e segura”, destacou o gerente administrativo da UPA, Willian Meguins.
Há mais de um ano sob a administração da Fundação de Saúde Amapaense, a UPA Zona Sul é referência em urgência e emergência na capital. Classificada como unidade de médio porte, conta com 4 leitos para adultos, 4 infantis e 2 na Sala Vermelha, com atendimento 24 horas.
A estrutura dispõe de consultórios, salas de hidratação e medicação, sala amarela (casos moderados) e sala vermelha (casos críticos), além de núcleo de regulação, farmácia, laboratório e outros setores de apoio. Também oferece exames laboratoriais, raio-X, eletrocardiograma, consultas médicas e suporte para sintomas como febre alta, falta de ar, dores no peito e cólicas renais.
Para garantir segurança e agilidade, a UPA reforçou a escala com cinco médicos por turno
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e seguiu até o domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento foi a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve ultrapassar cerca de R$ 1 bilhão em negócios.
A programação foi diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Estratégias de atendimento de urgência e emergência também foram ampliadas. A feira sediou a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império. O evento recebeu shows nacionais gratuitos ao público.
Confira como foram os shows da 54ª Expofeira do Amapá:
30 de agosto (sábado): Calcinha Preta e Limão com Mel 31 de agosto (domingo): Ivete Sangalo 1º de setembro (segunda): rock cristão com Rosas de Saron 2 de setembro (terça): noite gospel com Cassiane e Maria Marçal 3 de setembro (quarta): Alexandre Pires 4 de setembro (quinta): Henrique & Juliano e DJs KVSH e Liu 5 de setembro (sexta): forró piseiro de Léo Foguete e Manu Bahtidão 6 de setembro (sábado): Xand Avião e Festival das Aparelhagens 7 de setembro (domingo): Jorge & Mateus
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL