Amapá Digital | Sexta-Feira, 19 de dezembro de 2025.
Desfile reúne criadoras amapaenses em uma celebração da ancestralidade, da criatividade e da força feminina na moda feita à mão, com identidade amazônica
Foto: Aog Rocha/GEA
No último domingo, 7, o encerramento da 54ª Expofeira do Amapá foi palco de um espetáculo de criatividade, ancestralidade e identidade amazônica, com um desfile de moda autoral no Espaço dos Povos Ancestrais, no Parque de Exposições da Fazendinha. A ação foi uma parceria entre o Governo do Estado e o Coletivo Modamazon.
O encontro reuniu três criadoras com 15 peças exclusivas, entre roupas e acessórios, que apresentam narrativas culturais que valorizam o fazer manual e a força das tradições locais. De acordo conselheira Estadual de Cultura do Amapá e responsável pelo processo de curadoria da Galeria das Artes R.Peixe da 54ª Expofeira, Mapige Gemaque, mais que um desfile, este momento foi uma experiência estética e poética, que reafirma a moda autoral como expressão cultural, instrumento de resistência criativa e valorização da identidade amapaense.
Mapige Gemaque
Foto: Maksuel Martins/GEA
“O desfile valoriza as artesãs que atuam com economia criativa e moda autoral amapaense. Aproveitando o papel da Expofeira como vitrine de talentos e expressões culturais, realizamos esse encontro para que elas possam promover seus trabalhos e criações que traduzem a identidade da nossa terra e da nossa gente”, destacou Mapige Gemaque.
Para empreendedora e artesã da Stylo Afro, Assunção Gomes, Participar do desfile foi uma experiência muito especial, pois ela esperava por esse momento há muito tempo,
Empreendedora e artesã da Stylo Afro, Assunção Gomes
Foto: Isabel Ubaiara
“Cada detalhe foi pensado com muito carinho. Ver tudo acontecer foi emocionante. Esse desfile representa uma verdadeira unificação, um reconhecimento do nosso trabalho, da nossa identidade e da força da moda autoral amapaense”, relatou Assunção Gomes.
A criadora da marca Art Sol, Solange Amaral, apresentou técnica, sensibilidade e design em criações que celebram a beleza e a diversidade local. “Sempre busco valorizar a cultura do nosso estado e da nossa Amazônia e foi ótimo porque foi uma divulgação do meu trabalho”, celebrou Solange Amaral.
Criadora da marca Art Sol, Solange Amaral
Estilista e artista têxtil da marca Camapu, Leya Oliveira
Para a estilista e artista têxtil da marca Camapu, Leya Oliveira, cada look apresentado no desfile foi de uma coleção que conta uma história, esse ano por exemplo foi utilizado a Andiroba, planta medicinal da região amazônica como inspiração.
“Eu sempre falo de temas regionais, sempre valorizo a nossa cultura. Eu trabalho com estampas específicas como Maracá e Cunani, processos de tingimento natural e uma moda que exalta nossas raízes culturais. Então esse momento é uma realização porque eu sempre quis fazer uma exposição artística”, afirmou Leya Oliveira.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e seguiu até o domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento foi a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve ultrapassar cerca de R$ 1 bilhão em negócios.
A programação foi diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Estratégias de atendimento de urgência e emergência também foram ampliadas. A feira sediou a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império. O evento recebeu shows nacionais gratuitos ao público.
Confira como foram os shows da 54ª Expofeira do Amapá:
30 de agosto (sábado): Calcinha Preta e Limão com Mel 31 de agosto (domingo): Ivete Sangalo 1º de setembro (segunda): rock cristão com Rosas de Saron 2 de setembro (terça): noite gospel com Cassiane e Maria Marçal 3 de setembro (quarta): Alexandre Pires 4 de setembro (quinta): Henrique & Juliano e DJs KVSH e Liu 5 de setembro (sexta): forró piseiro de Léo Foguete e Manu Bahtidão 6 de setembro (sábado): Xand Avião e Festival das Aparelhagens 7 de setembro (domingo): Jorge & Mateus
Colaboração de Isabel Ubaiara
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL