Amapá Digital | Quinta-Feira, 18 de dezembro de 2025.
Aproveitando o último dia da maior feira de negócios da Amazônia, Maria de Lourdes Alves e a filha, Gleice Alves, se impressionaram com a saúde dentro do evento.
Curtindo a programação de domingo, 7, último dia da 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, Maria de Lourdes Alves precisou recorrer ao posto de saúde para ajudar a filha, Gleice Alves, que passou mal após utilizar um dos brinquedos do parque de diversão. Ela se surpreendeu com a estrutura e agilidade da unidade de pronto atendimento instalada no Parque de Exposições da Fazendinha.
Maria de Lourdes Alves ficou surpresa com a estrutura
Foto: Karla Marques/Sesa
“É maravilhoso ter um posto de saúde dentro da Expofeira. Eu não sei se todo ano tem, nunca reparei. Mas neste ano eu precisei e eles ajudaram a minha filha. Na hora que saiu do brinquedo, ela quase caiu no chão, gelada, suando frio, a pressão baixou demais. A equipe atendeu rápido e agora ela já está melhor. Foi muito rápido, fiquei surpresa", contou a moradora do bairro Jesus de Nazaré.
Maria de Lourdes destacou a importância da estrutura para o público: “É útil, é importante, necessário mesmo. Às vezes a pessoa vem se divertir e pode passar mal, sofrer um acidente, precisar de um curativo rápido ou até algo mais grave. É bom ter esse suporte aqui".
Pacientes contaram com assistência farmacêutica nos postos de saúde dentro da 54ª Expofeira do Amapá
Foto: Gabriel Maciel/ Sesa
A mãe também se surpreendeu com a agilidade no atendimento: “Eu pensava que ia precisar pegar senha, esperar. Mas não. A equipe já mandou entrar direto, colocaram ela sentada e logo começaram o atendimento. Foi muito bem, gostei demais".
Durante os 9 dias de evento os posto de saúde da Expofeira o atendimento ao público funcionou de forma imediata, sem classificação de risco. Os pacientes que procuravam a unidade eram atendidos de imediato, acolhidos pela equipe que fazia a triagem e já recebiam atendimento médico.
Sesa instalou duas unidades de pronto atendimento em saúde dentro do Parque de Exposições da Fazendinha
Para garantir segurança e atendimento ao público, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) montou dois postos de saúde dentro parque, totalmente equipados com macas, poltronas de observação, oxigênio, monitores multiparamétricos e abastecido de medicamentos com uma mini farmácia. As equipes contaram com médicos, enfermeiros e farmacêuticos.
Além do suporte de 4 ambulâncias para realizar a transferência de pacientes em casos, sendo duas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e duas do Hospital Marco Zero, e a retaguarda do hospital de Emergência de Macapá, Hospital de Santana e UPA Zona Sul.
Equipes do Samu atuavam no atendimento e transporte de pacientes que necessitavam de atendimento nos hospitais
? Saúde na Expofeira
A estrutura de saúde da Expofeira contou ainda com intérpretes de Libras e apoio do Samu, garantindo cobertura completa em todos os dias do evento. Além do programa Mais Sorriso, coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, que levou saúde bucal com consultas odontológicas gratuitas aos trabalhadores rurais pela manhã, das 9h às 13h, e durante à noite, promove atividades educativas com orientações lúdicas ao público infantil.
A maior Expofeira de todos os tempos!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá ocorreu de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com o apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, o evento foi a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado.
Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marcou a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. Foram 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira estima ter movimento, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação foi diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo Espaço Gastronômico, Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 33%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sediou ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30, destacando o desenvolvimento sustentável e economia verde. O evento recebeu shows nacionais gratuitos ao público.
Confira como foram os shows da 54ª Expofeira do Amapá:
30 de agosto (sábado): Calcinha Preta e Limão com Mel 31 de agosto (domingo): Ivete Sangalo 1º de setembro (segunda): rock cristão com Rosas de Saron 2 de setembro (terça): noite gospel com Cassiane e Maria Marçal 3 de setembro (quarta): Alexandre Pires 4 de setembro (quinta): Henrique & Juliano e DJs KVSH e Liu 5 de setembro (sexta): forró piseiro de Léo Foguete e Manu Bahtidão 6 de setembro (sábado): Xand Avião e Festival das Aparelhagens 7 de setembro (domingo): Jorge & Mateus
Por Karla Marques
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL