Empreendedorismo

Governo do Estado garante espaço e visibilidade para artesãos dos 16 municípios na 54ª Expofeira do Amapá


A maior vitrine de negócios da Amazônia, localizada no Parque de Expsoições da Fazendinha, impulsiona o artesanato e valoriza a cultura local, garantindo visibilidade e novas oportunidades.


O Governo do Estado reafirma o compromisso com o fortalecimento da economia criativa e da cultura local pela 54ª Expofeira do Amapá. O evento tem garantido espaço para artesãos de todos os 16 municípios apresentarem trabalhos, gerando renda, visibilidade e novas oportunidades.

Um exemplo é a trajetória da artesã Rosiane Souza Costa, 39 anos, que encontrou no Amapá a chance de transformar o talento em profissão. Há mais de três décadas no estado e cadastrada na Casa do Artesão, Rosiane profissionalizou sua arte e há 16 anos vive exclusivamente do artesanato.

“Acredito no Governo do Estado e na Expofeira, porque ela gera muita oportunidade de emprego formal. Nós que trabalhamos e vivemos da nossa arte precisamos muito desse espaço”, destacou Rosiane Souza.

Artesã Rosiane Souza Costa viu na Expofeira a oportunidade de comercializar peças únicas

Artesã Rosiane Souza Costa viu na Expofeira a oportunidade de comercializar peças únicas

Foto: Ana Beatriz

Com a empresa Rosarte, criada junto ao marido, Afonso Santana, ela desenvolve biojoias que valorizam a cultura nortista e, principalmente, a identidade amapaense, com peças que trazem referências ao marabaixo, à cultura afro, ao manganês, aos pontos turísticos e a técnicas como a pirografia.

Na 54ª Edição da Expofeira, a artesã comemora resultados expressivos, com vendas já superiores às da edição anterior.

A experiência de Rosiane evidencia o impacto positivo das políticas do Governo do Estado no fomento ao artesanato, na valorização cultural e no incentivo ao empreendedorismo. A Expofeira segue como uma grande vitrine que impulsiona o desenvolvimento socioeconômico do Amapá.

Evento tem garantido espaço para artesãos de todos os 16 municípios apresentarem trabalhos

Evento tem garantido espaço para artesãos de todos os 16 municípios apresentarem trabalhos

Foto: Ana Beatriz

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Colaboração de Rayssa Lima

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL