Amapá Digital | Sexta-Feira, 19 de dezembro de 2025.
Longa resgata de forma poética e em primeira pessoa a trajetória do músico Odair José
VOU TIRAR VOCÊ DESSE LUGAR, novo documentário de Dandara Ferreira, fará sua estreia mundial na PREMIÈRE BRASIL – Retratos, do Festival do Rio, que acontece entre 2 e 12 de outubro. O filme é produzido e distribuído pela Lira Filmes.
De forma poética, o longa resgata a trajetória do cantor brasileiro Odair José, trazendo um depoimento dele próprio no qual revê seu passado, sua carreira, trazendo também suas principais músicas, como Vou Tirar Você Desse Lugar, Cadê Você e Pare de Tomar a Pílula.
Momentos marcantes da sua carreira também estão na tela, como vaia que recebeu no Festival Phono 73 ao apresentar-se convidado por Caetano Veloso, os problemas que teve com a censura, e seu papel de defensor das figuras menos favorecidas, como empregadas domésticas, prostitutas. Em seu depoimento para o longa, o cantor não se furta de tocar em temas mais delicados como religião e o vício em drogas que enfrentou.
Relembrando tempos e afetos, o filme revela o pensamento artístico de um homem que ousou falar de sexualidade, aborto, fé e desejo em um país marcado pela repressão. Entre arquivos, performances e delírios visuais, a obra se constrói como um manifesto sensível sobre liberdade e contracultura. O longa também traz depoimentos de Paulo Miklos, Assucena e Thunderbird, além de encontros especiais, nos quais Odair toca e conversa com os amigos Otto e Zeca Baleiro.
Sinopse
O documentário traz a história de vida e carreira de Odair José, que, aos 77 anos, é uma figura marcante da música brasileira, e, além de rodar o Brasil fazendo shows, é atuante politicamente, conta um público fiel que o acompanha desde os anos 70 e também uma nova audiência, composta por jovens que têm redescoberto sua música. Com mais de 40 discos gravados, vendeu milhões deles, sendo que o compacto com a canção “Vou Tirar Você Desse Lugar” vendeu um milhão de cópias em 3 meses em 1972. Em um longo depoimento inédito e exclusivo, o artista fala de sua carreira e dos problemas que enfrentou com a censura.
VOU TIRAR VOCÊ DESSE LUGAR
Brasil, 2025, 82 min, cor, livre
Direção _ Dandara Ferreira
Empresa Produtora _ Lira Filmes
Coprodutoras _ Pixys Produções, Conteúdo Musical, Lobo Pontual
Produtores _ Juliana Lira, Roberto Gonçalves de Lima, Anna Butler
Roteiro _ Dandara Ferreira, Cris Lobo
Direção de fotografia _ Luciana Baseggio
Montagem _ Marina Kosa
Direção de arte _ Fernanda Carlucci
Produtor Musical _ Alexandre Kassin
Elenco _ Odair Jose, Otto, Zeca Baleiro, Assucena, Paulo Miklos
Distribuição _ Lira Filmes
SOBRE A DIRETORA _ Dandara Ferreira
Diretora e roteirista da série O NOME DELA É GAL. Seu primeiro longa, MEU NOME É GAL estreou no Festival do Rio. Foi eleita pela revista Forbes como um dos nomes de destaque do ano de 2023 na categoria cinema.
SOBRE A DISTRIBUIDORA _ Lira Filmes
A Lira Filmes atua na distribuição audiovisual desde 2018, buscando estabelecer sempre estratégias de comercialização em parceria com os produtores e realizadores, e procurando obras que apostem na diversidade cultural, impacto social, identidade de gênero, conquista de direitos e na desconcentração regional. Lançou os longas-metragens Saudade e O Circo Voltou, ambos de Paulo Caldas, O Verde Está Do Outro Lado, de Daniel Rúbio, Sefarad, de Luis Isamel, Faz Sol Lá Sim, de Claufe Rodrigues, Danças Negras, de João Nascimento e Firmino Pitanga, Luana Muniz – Filha Da Lua, de Rian Córdova e Leo Medeiros, Ménage, de Luan Cardoso, Luiz Carlini – Guitarrista De Rock, de Luiz Carlos Lucena e Tenho Fé, de Rian Córdova. Além da estreia de Nada Será Como Antes, de Ana Rieper, a Lira Filmes prepara o lançamento dos longas Lo Que Queda Em El Camiño, de Jakob Krese e Danilo do Carmo, O Barulho Da Noite, de Eva Pereira, Levante, de Lillah Halla, Os Três Reis, de Steven Phill e Rua Aurora – Refúgio De Todos Os Mundos, de Camilo Cavalcante.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL