Amapá Digital | Sexta-Feira, 19 de dezembro de 2025.
São bancos, mesas, pias, tijelas, balanços, pratos, entre outras peças feitas através do reaproveitamento de madeira.
De olho no potencial de vendas que a 54ª Expofeira do Amapá proporciona, artesãos de Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Mazagão e Calçoene trouxeram uma grande variedade de móveis rústicos. São bancos, mesas, pias, tigelas, balanços, pratos, entre outras peças expostas na área do Barracão Afroamapá.
O Roque Nery, artesão do município de Porto Grande, apostou em peças rústicas resinadas. A técnica artesanal atrai os olhares de quem visita o espaço no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
“Eu decidi trazer peças prontas e também demonstrar como é a aplicação da resina na madeira para dar vida, brilho e acabamento à obra. Estou muito feliz em estar aqui na Expofeira e poder demonstrar o meu trabalho para milhares de pessoas”, afirmou.
Roque Nery, artesão de Porto Grande, está expondo móveis com aplicação de resina
Foto: Ascom Sete
Em visita com a família ao Parque de Exposições da Fazendinha, a servidora pública, Ana Lúcia Acácio, 62 anos, decidiu parar e ver de perto a exposição de móveis rústicos. E a primeira impressão foi a melhor possível.
“É impressionante o talento destes artesãos no reaproveitamento da madeira para confeccionar belas obras de arte”, frisou.
Ana Lúcia Acácio, 62 anos, servidora pública
Consciência ambiental Presente pelo segundo ano consecutivo na Expofeira do Amapá, o artesão José Carlos Borges, de Mazagão Novo, também está expondo móveis rústicos. São mesas e bancos produzidos com angelim-pedra. A matéria-prima é reaproveitada da floresta.
“A cada ano a Expofeira se torna mais grandiosa, mais visitada e uma vitrine cobiçada para vendas e fechamento de negócios. Então estar presente com nossas peças artesanais é muito positivo. Agradeço ao governo por mais esta oportunidade”, finalizou.
José Carlos Borges, artesão de Mazagão Novo
Este ano o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho Empreendedorismo (Sete) selecionou 48 artesãos e trabalhadores manuais e mais de 300 empreendedores populares para expor e comercializar produtos e serviços na 54ª Expofeira do Amapá. A seleção ocorreu por meio de Edital de Chamamento Público.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Por João Clésio
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL