Amapá Digital | Quinta-Feira, 18 de dezembro de 2025.
Marcações de especialidades médicas serão feitas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e policlínicas do município pelo sistema de regulação.
O Hospital Estadual de Santana (HES) inicia, a partir desta segunda-feira, 25, um novo sistema de agendamento de consultas de especialidades médicas. As marcações, que antes eram realizadas diretamente no Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) do hospital, passam a ser feitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e policlínicas do município por meio do Sistema de Regulação (SISREG).
A mudança busca organizar o fluxo de atendimento e melhorar o acesso da população, especialmente daqueles que antes passavam a noite em filas para garantir uma vaga. Com a descentralização, os moradores poderão procurar o posto de saúde mais próximo para solicitar o agendamento, evitando riscos e desconfortos.
Casos prioritários, como pacientes em retorno de internação, acompanhamento pós-cirúrgico ou pessoas com deficiência em tratamento contínuo, seguirão sendo atendidos diretamente pelo HES, garantindo a continuidade do cuidado.
Atualmente, o hospital oferta em média 800 consultas por mês, somando todas as especialidades. Entre as mais procuradas estão a cardiologia, neurologia, gastroenterologia, ortopedia e anestesia.
A descentralização do serviço evita que a população passe a noite em filas na frente da unidade hospitalar em busca de vagas
Foto: Arquivo Secom GEA
Segundo o responsável técnico do Same do Hospital Estadual de Santana, Laudemi Santana Valente, a medida representa um avanço na qualidade do serviço, pois descentraliza e oferece pontos de agendamento aos moradores.
“Não haverá mais filas na porta do hospital. Essa mudança elimina o sofrimento de moradores que passavam a madrugada na rua, sujeitos à chuva, ao cansaço e até mesmo à insegurança”, destacou o profissional.
Os pacientes que já possuem agendamento feito pelo sistema antigo continuarão sendo atendidos na unidade hospitalar. No retorno, deverão apresentar o cartão de acompanhamento e seus documentos pessoais para realizar o pré-agendamento no SISREG.
A medida também deve facilitar o acesso de moradores de áreas mais distantes, como comunidades ribeirinhas de Afuá, Gurupá e Mazagão, que poderão procurar UBS e policlínicas para garantir suas consultas sem precisar se deslocar diretamente até o hospital.
Onde marcar as consultas? O pré-agendamento das especialidades médicas ofertadas pelo HES poderá ser feito:
Documentos necessários Para solicitar o agendamento, o paciente deve apresentar:
Especialidades disponíveis As consultas disponíveis no sistema incluem:
Por Karla Marques
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL