Amapá Digital | Domingo, 17 de agosto de 2025.
Projeto Rexona Quebrando Barreiras vai atender jovens da cidade e de comunidades indígenas de Lábrea (AM) promovendo a inclusão social e confiança por meio do esporte.
Desenvolvido em diversos países, o projeto social Rexona Quebrando Barreiras vai investir na cidade de Lábrea, no sul do Amazonas, com o intuito de fortalecer o desenvolvimento e inclusão social de jovens por meio do esporte. O projeto de Rexona nasceu em 2021 com o propósito de transformar a vida das pessoas por meio da atividade física.
Para essa iniciativa no interior da região amazônica, o Rexona Quebrando Barreiras tem a parceria do Instituto Esporte e Educação (IEE) no desenvolvimento do dia a dia com os jovens locais.
Em 2025, o Quebrando Barreiras estará em escolas da zona urbana e de comunidades indígenas dos povos Apurinã e Paumari, com ações de fortalecimento comunitário e protagonismo juvenil.
Mais do que oferecer estrutura esportiva para o progresso físico e social dos jovens, o projeto pretende também incluir jogos indígenas na grade do programa, valorizando as tradições e costumes locais. Entre os cursos programados está o módulo “Futebol É Coisa de Menina”, criado para que garotas também tenham o futebol como um agente transformador em suas vidas.
“O Quebrando Barreiras é um projeto global de incentivo ao movimento que aprende e atua junto com as comunidades. Em Lábrea, queremos fortalecer a confiança dos jovens para que se movimentem como quiserem, respeitando e valorizando suas raízes culturais. Ao lado do IEE, nosso parceiro de longa data, levamos não só estrutura e formação, mas também espaço para que tradições locais, como os jogos indígenas, façam parte dessa jornada. Rexona acredita que todo corpo merece se mover com liberdade e confiança, e é isso que buscamos construir com o Quebrando Barreiras”, destaca Viviane Ramos, diretora de Marketing de Desodorantes da Unilever, dona da marca Rexona.
O Rexona Quebrando Barreiras atua também na qualificação de professores, mentores e jovens da região para contribuir com práticas esportivas mais seguras e inclusivas.
Em cinco anos de participação no Rexona Quebrando Barreiras, o IEE colaborou com a divulgação dos conteúdos do Quebrando Barreiras para mais de 900 instituições brasileiras, incluindo ONGs, prefeituras e associações, entre outras. O objetivo é empoderar jovens de todo o Brasil com a confiança e a oportunidade de se movimentarem mais.
"Ano a ano, por meio da parceria com o Projeto Rexona Quebrando Barreiras, estamos ampliando o vínculo e fortalecendo ainda mais o trabalho dos jovens nas comunidades. E, agora em 2025, não será diferente”, destaca Celiane Oliveira, coordenadora do IEE.
Para 2025, além do fomento das atividades em Lábrea, o Rexona Quebrando Barreira também atuará em Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco.
Barreiras para o movimento – A relevância do projeto se intensifica diante de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontam que 80% dos adolescentes no mundo não são suficientemente ativos, muitas vezes por falta de confiança ou medo de julgamento. No Brasil, 85% da população enfrenta barreiras para se movimentar, e 74% dos jovens em escolas públicas não têm acesso a estruturas adequadas para a prática esportiva. Além disso, quatro milhões de jovens vivem em regiões periféricas, onde o acesso ao lazer e ao esporte é ainda mais limitado.
Sobre Rexona
Lançada no Brasil em 1967, Rexona, líder no mercado brasileiro de antitranspirantes, tem consolidado sua presença por meio de constantes inovações em formulações e embalagens. Hoje, a marca oferece produtos que atendem às necessidades específicas dos consumidores por meio das linhas Rexona, Rexona Clinical e Rexona All Body Deo.
Sobre o Instituto Esporte e Educação
Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.548).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação intgral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL