Amapá Digital | Domingo, 17 de agosto de 2025.
Os visitantes terão a oportunidade de conhecer relíquias históricas das etnias das aldeias do município da fronteira.
Uma jornada fascinante pelas tradições e pela sabedoria dos povos originários da região do município de Oiapoque. Essa é a proposta que o Governo do Estado vai levar à 54ª Expofeira, com a exposição inédita de artefatos do Museu Kuahí, na Maloca Indígena do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
A Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas será responsável pela curadoria da exposição, que contará com artefatos das etnias Karipuna, Palikur-Arukwayene, Galibi-Marworno e Galibi Kali’na.
'Reconhecimento à ancestralidade indígena do Amapá', diz governador Clécio Luís na entrega do novo Museu Kuahí, em Oiapoque
Peças estão sendo selecionadas para serem transportadas até Macapá
Foto: Israel Cardoso/GEA
A secretária Sonia Jeanjacque destacou que a 54ª Expofeira será um momento único, pois, após 10 anos fechado, o museu voltará a apresentar o que há de mais representativo na cultura dos povos originários à população amapaense.
“Técnicos do Museu Kuahí estão analisando as peças que serão expostas, como elas serão transportadas e de que forma serão preservadas ao longo da exposição”, pontuou a secretária.
Cultura e conhecimento
Além da exposição, a Maloca Indígena do Parque de Exposições da Fazendinha proporcionará degustação de comidas típicas, bebidas tradicionais, venda de artesanato e pintura corporal, representando os povos que habitam a região da fronteira do Amapá com o Norte do Pará.
O local também promoverá um intercâmbio cultural, especialmente voltado às pessoas que ainda não conhecem os povos tradicionais, com informações sobre quantitativo, onde vivem e o que fazem no cotidiano.
Por Gian Pantoja
Maloca Indígena no parque de exposições vai mostrar rituais da cultura das tribos de Oiapoque
Foto: Aog Rocha/GEA
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL