Amapá Digital | Domingo, 17 de agosto de 2025.
Com apoio do Grupo Equatorial, apresentações ocorrerão na União dos Negros do Amapá nos dias 8, 9 e 10 de agosto.
Promovido pela Cia. Ói Nóiz Akí e o apoio do Grupo Equatorial, ocorre nos dias 8, 9 e 10 de agosto o IX edição do Curta Teatro em Macapá. A produção é da Central de Produção Colaborativa – CPC, com realização via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com o apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal, CAPTTA e UNA.
Celebrando os 26 anos do coletivo, o festival reúne entre coletivos e grupos teatrais da Região Norte, oferecendo ao público uma programação diversa, que inclui espetáculos curtos, oficinas formativas e rodas de conversa. A proposta é fortalecer o teatro independente, fomentar a produção local e democratizar o acesso às artes cênicas.
“O Curta Teatro é mais que um festival: é um espaço de resistência e formação. Queremos inspirar novas plateias e celebrar a arte como ferramenta de transformação”, afirma Cláudio Silva, produtor e integrante da Cia. Ói Nóiz Akí.
Na VI edição (abril/2022), realizada na Praça Chico Noé, o festival contou com espetáculos de teatro, dança e circo, além de oficinas ministradas por Richard Riguetti (Grupo Off-Sina/RJ). A edição marcou também a entrada do Curta Teatro na Rede Brasileira de Festivais de Teatro, ampliando sua visibilidade regional e nacional.
Em 2024, o VIII Festival Curta Teatro consolidou o formato não-competitivo, com 15 grupos selecionados, atividade formativa e espetáculos convidados como “Espiral brinquedo meu” (PE) e “Super Tosco” (SP), reafirmando a relevância do encontro.
Processos/Experimentos Cênicos que serão apresentados nos três dias de evento:
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL