Segurança Pública

Governo do Amapá promove ação voltada à saúde integral do homem da Segurança Pública


Programação conta com roda de conversa com médicos especialistas para incentivar o cuidado com corpo e mente, além de competições com provas físicas de levantamento terra, supino e circuito militar.


O Governo do Amapá promove, nesta quinta-feira, 31, o evento “Homem que Cuida: Corpo e Mente em Prontidão”, voltado à promoção da saúde integral dos profissionais do sexo masculino que atuam nas forças de segurança pública do estado. A programação acontece, num primeiro momento, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP), em Macapá, com uma roda de conversa sobre saúde física e mental.

A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e pelo Instituto de Ensino e Segurança Pública (Iesp). A roda de conversa conta com a participação de cinco médicos especialistas – psiquiatra, urologista, cardiologista, cirurgião bariátrico e cirurgião endoscopista –, que estão tratando de temas fundamentais como: autocuidado, prevenção de doenças e bem-estar masculino.

Profissionais de segurança pública foram estimulados a cuidar de saúde fisica e mental

Profissionais de segurança pública foram estimulados a cuidar de saúde fisica e mental

Foto: Nayana Magalhães/GEA

Alan Coimbra, coordenador do Iesp

Alan Coimbra, coordenador do Iesp

Foto: Nayana Magalhães/GEA

“O homem também precisa entender a importância do autocuidado. Não é quando o problema acontece que ele deve pedir ajuda, mas pensar no problema antes que ele ocorra. A prevenção é muito importante. Dessa forma, o homem precisa saber pedir ajuda, e no momento certo”, recomenda Alan Coimbra, coordenador do Iesp.

Ainda na quinta-feira, o Iesp sedia o 1º Desafio das Forças de Segurança, uma competição simbólica e colaborativa entre equipes de diferentes unidades. Os participantes vão enfrentar provas físicas como levantamento terra, supino e circuito militar. A atividade busca reforçar a importância da prática regular de exercícios como ferramenta de cuidado com a saúde e de integração profissional.

“Este evento está sendo idealizado para que o homem da segurança pública entenda que pode, e deve procurar os meios disponíveis para ter acesso à saúde. O corpo médico, tanto dos Bombeiros quanto da Polícia Militar, é formado por profissionais de alto gabarito. É como se o militar tivesse à disposição um excelente plano de saúde, com várias especialidades”, destaca o major Prisco de Paiva, médico-cirurgião geral do Corpo de Bombeiros Militar.

Major Prisco de Paiva, médico cirurgião geral do Corpo de Bombeiros Militar

Major Prisco de Paiva, médico cirurgião geral do Corpo de Bombeiros Militar

Foto: Nayana Magalhães/GEA

O major também ressalta a importância de combater o preconceito e a resistência que muitos homens ainda têm em relação ao cuidado com a própria saúde.

“O homem é muito refratário ao tratamento, só procura ajuda em último caso. Este trabalho é para mostrar que ele deve buscar esse cuidado de forma holística, ou seja, voltada para o corpo e para a mente”, explica o militar.

A iniciativa integra um conjunto de ações do Governo do Amapá voltadas à valorização e ao bem-estar dos profissionais da segurança pública. Entre essas ações, está o Escuta SUSP, lançado nesta semana, que oferece atendimento psicológico online e gratuito aos agentes, reforçando o compromisso do Estado com à saúde física e mental dos servidores.

Por Lucas Mota

Representantes do Corpo de Bombeiros, Politec, Policia Militar e GTA estiveram presentes

Representantes do Corpo de Bombeiros, Politec, Policia Militar e GTA estiveram presentes

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL