Amapá Digital | Domingo, 17 de agosto de 2025.
Ações são voltadas para a conscientização sobre os benefícios do leite materno e iniciam na sexta-feira, 1º.
Durante o Agosto Dourado, o Governo do Amapá intensifica as ações de promoção ao aleitamento materno com uma programação voltada à conscientização da sociedade sobre os benefícios para mães e bebês. A campanha inclui ações educativas, semana estadual, "Mamaço na Amazônia" e ganha reforço com a criação do Comitê Estadual de Amamentação e Alimentação Complementar Saudável.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A responsável técnica pelo Aleitamento Materno da Sesa, Darcineyde Dias, explica que o Agosto Dourado representa um chamado à população para reconhecer e apoiar a amamentação como o melhor e mais completo alimento que um bebê pode receber.
Darcineyde Dias, responsável técnica pelo Aleitamento Materno da Sesa
Foto: Arquivo Pessoal
“Os benefícios do leite materno não são apenas para o bebê, mas também para a mãe, para o meio ambiente e toda a sociedade. Uma criança bem alimentada será um adulto mais saudável e produtivo. Mas, para isso, as mães precisam de apoio. Muitas querem amamentar, mas não conseguem por falta de uma rede de suporte. Por isso, o Governo do Amapá está criando o Comitê Estadual de Amamentação e Alimentação Complementar Saudável com a missão de garantir esse apoio e ampliar o cuidado para toda a primeira infância", reforçou Darcineyde.
A criação do comitê ocorrerá no dia 7 de agosto. A iniciativa visa fortalecer políticas públicas voltadas à saúde e nutrição na primeira infância. “Esse é um marco para o Amapá, pois será um espaço permanente para garantir apoio às mães e ampliar o cuidado alimentar das crianças até os seis anos, fase decisiva para o desenvolvimento”, destacou.
Número do aleitamento no Amapá
Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) apontam que cerca de 63% das crianças amapaenses têm acesso ao aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida, deixando o estado acima da média nacional, que é 57%.
Para garantir a estabilidade desses números, o Governo do Amapá busca ampliar as políticas públicas e a mobilização em torno da causa, valorizando também a introdução alimentar adequada e saudável a partir dos seis meses de vida.
Governo do Amapá assistiu 17,6 mil mães por meio do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher e postos de coleta
Foto: Arquivo/Sesa
De acordo com o Ministério da Saúde, desde 2023, os atendimentos para estimular o aleitamento materno aumentaram no Amapá. O Estado assistiu, de forma individualizada, 17,6 mil mães por meio do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Mãe Luzia e postos de coleta em Macapá.
Os dados são da Rede de Bancos de Leite Humano Brasileira (rBLH-BR). Além disso, foram realizados oito mil atendimentos em grupo e 1.716 visitas domiciliares no estado, todos gratuitos e com foco na prevenção do desmame precoce.
"Isso mostra que o Governo do Amapá reafirma, ao abraçar essa campanha, o compromisso com a saúde das mães, bebês e com o futuro do estado", enfatizou Darcineyde.
Confira a programação do Agosto Dourado no Amapá:
1º de agosto
7 de agosto
11 a 15 de agosto Semana Mundial de Aleitamento Materno
23 de agosto
Por Júnior Nery
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL