Amapá Digital | Domingo, 17 de agosto de 2025.
Na manhã desta segunda-feira, 29 de julho, a coordenação estadual de Urgência e Emergência realizou uma visita técnica ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santana. A agenda faz parte das tratativas entre a Prefeitura de Santana e o Governo do Estado do Amapá para a implantação da primeira Unidade de Suporte Avançado (USA) no município.
Atualmente, Santana conta exclusivamente com Unidades de Suporte Básico (USB), que atuam no atendimento pré-hospitalar em casos de menor complexidade. Com a chegada da USA, o município passará a contar com uma ambulância equipada para atendimentos graves e de alta complexidade, com equipe composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e condutor socorrista.
“A Unidade de Suporte Avançado possui estrutura e profissionais capacitados para lidar com situações críticas, como acidentes graves e emergências com risco de morte. Esperamos não precisar utilizá-la com frequência, mas caso necessário, estaremos muito mais preparados para atender a população com segurança e eficiência”, destacou o secretário municipal de Saúde, Plínio da Luz.
A visita contou com a presença do diretor geral do SAMU estadual, Donato Farias, que ressaltou a importância da expansão do suporte avançado para Santana: “O SAMU Amapá está em processo de universalização do serviço de urgência e emergência em todo o estado. Santana é o segundo maior município do Amapá e, até agora, ainda não contava com cobertura de suporte avançado. Sabemos da relevância da cidade e da frequência de ocorrências de média e alta complexidade, por isso Santana é prioridade em nosso planejamento”, afirmou.
Também participaram da visita técnica: - Adriano Maués, secretário adjunto de Saúde de Santana; - Aurilan Barreto, coordenador estadual de enfermagem do SAMU; - Dr. Edinilson Ribeiro, coordenador estadual dos médicos do SAMU.
Por Ivina Oliveira
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL