Amapá Digital | Domingo, 17 de agosto de 2025.
Programação, desta sexta-feira, 25, com atos de devoção e a batalha entre Mouros e Cristãos integra a festividade da Vila de Mazagão Velho.
Ratificando a política de valorização da tradição histórica e cultural do Amapá, o governador Clécio Luís acompanhou, ao lado da primeira-dama Priscilla Flores, e autoridades, os principais atos da Festa de São Tiago, na programação desta sexta-feira, 25, que tem como ponto principal a encenação da batalha entre “Mouros e Cristãos”, nas ruas da Vila de Mazagão Velho.
A celebração, que reuniu uma multidão, iniciou com fé e devoção na missa campal em frente a Capela de São Tiago, que seguiu com procissão e peregrinação das imagens dos Santos Tiago e Jorge pelas ruas da cidade, distrito do município de Mazagão, até a Igreja de Nossa Senhora da Assunção. O momento reforça a importância da festividade religiosa centenária que completa 248 anos.
Uma multidão acompanhou o corteja das imagens
Foto: Max Rêne/GEA
A fé é um dos símbolos da festividade de Mazagão Velho
“Hoje é o ápice da festividade de São Tiago. Um dia com os principais atos, missa, procissão, passagem do ‘Bobo Velho’ até a encenação da batalha entre Mouros e Cristãos. Vivenciar todos esses momentos, além de relembrar uma parte importante da história do povo amapaense, busca enaltecer todos que vivem em respeito à ancestralidade, a tradição e a cultura, celebrando a força, a fé e a devoção que é reforçada a cada ano, na Vila de Mazagão Velho”, exaltou o governador Clécio Luís.
O governador do Amapá, Clécio Luís, com a primeira-dama Priscilla Flores, durante o trajeto da procissão de São Tiago
A programação da Festa de São Tiago, trazida da África no século XVIII e realizada desde 1777, que durante todo o dia, conta com apresentações da dança do “Vominê” nas ruas e residências de devotos e moradores, seguiu com a passagem do “Bobo Velho”, que representa a ida do espião ao acampamento dos cristãos, antecedendo a batalha entre Mouros e Cristãos, onde os cavaleiros, todos membros da comunidade ou filhos de moradores, atuam em uma grande encenação a céu aberto, vivenciando a luta histórica com vitória dos cristãos. “Todos os principais momentos da festividade em sua encenação, que contam a formação do povoado de Mazagão Velho, também são reproduzidas pelas crianças, da passagem do Bobo Velho à batalha, como forma de manter sempre viva a tradição e a cultura deste importante momento, passando de geração em geração. É lindo, também, de se ver e acompanhar”, enalteceu o governador Clécio Luís, destacando a celebração da Festa de São Tiago das crianças, que este ano acontece, neste domingo, 27.
A encenação da batalha entre Mouros e Cristãos é o ponto alto da programação da Festa de São Tiago, em Mazagão Velho
Sede do Governo do Amapá
Em 2025, pelo terceiro ano consecutivo, como parte do plano de gestão, o governador Clécio Luís transferiu a sede do estado para a vila histórica de Mazagão Velho, transformando o distrito, na capital simbólica do Amapá, concentrando todos os atos e decisões, no Palácio Rio Mutuacá, no período da Festa de São Tiago, que iniciou em 13 de julho, respeitando às tradições e à força do povo mazaganense. A Festa de São Tiago, uma das principais celebrações culturais e religiosas do estado, é organizada pelo Instituto Cultural da Festa de São Tiago (ICFST) e pela Paróquia Nossa Senhora da Assunção de Mazagão Velho, com apoio do Governo do Amapá e da Prefeitura de Mazagão.
Pelo 3º ano consecutivo, em decisão política do governador Clécio Luís, o Palácio Rio Mutuacá foi a sede do Governo do Estado
Mazagão no Mapa do Turismo O município de Mazagão, “Terra de São Tiago”, passou a integrar oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro, em abril deste ano. A atualização reforça o posicionamento do Amapá no cenário turístico nacional, que agora conta com nove municípios reconhecidos no instrumento do Ministério do Turismo que orienta a aplicação de políticas públicas e investimentos no setor.
Por Rodrigo Juarez
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL