Amapá Digital | Domingo, 17 de agosto de 2025.
A tradicional celebração, que completa 248 anos, ganha reconhecimento nacional e internacional por meio de correspondências, reforçando a importância histórica, cultural e religiosa da festa para o Brasil.
Em reconhecimento à riqueza histórica e cultural da Festa de São Tiago, realizada no distrito de Mazagão Velho, o Governo do Amapá e os Correios lançaram um selo postal institucional e um carimbo comemorativo dedicados à tradicional celebração, que este ano completa 248 anos. A cerimônia aconteceu no Palácio Rio Mutuacá, nesta quinta-feira, 24.
O selo será comercializado na loja online dos Correios e poderá ser adquirido por qualquer cidadão. O carimbo comemorativo ficará na agência local, onde será aplicado em todas as correspondências postadas, ampliando a visibilidade e o reconhecimento da data para todos os municípios do Brasil.
O selo postal será comercializado online, permitindo que qualquer cidadão adquira
Foto: Maksuel Martins/GEA
Carimbo comemorativo será aplicado nas correspondências enviadas pela agência local
Vice-governador, Teles Júnior destacou que a Festa de São Tiago merece ser homenageada, pois não é apenas uma celebração do Amapá, mas sim uma festividade brasileira.
“Ela teve um papel importante na formação e na construção do Estado brasileiro. É uma festa feita por indígenas, negros, europeus, por pessoas que vieram para ocupar essa margem do Rio Amazonas. Durante muito tempo, ela foi ignorada pela historiografia”, destacou o vice-governador Teles Júnior.
Vice-governador Teles Júnior destaca a importância histórica e cultural da Festa de São Tiago para a formação do Brasil
Foto: Philippe Gomes/Secom
O superintendente Estadual Eventual dos Correiros do Amapá, Erdeson Mendes de Oliveira, destacou que a realização do selo comemorativo representa a concretização de um sonho para a comunidade de Mazagão, e reforçou ainda o compromisso de, dentro de dois anos, retornar para o lançamento do selo dos 250 anos da festa.
Superintendente dos Correios do Amapá, Erdeson Mendes de Oliveira
“A Festa de São Tiago é uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas e genuínas do Brasil. Reconhecida como patrimônio imaterial do Amapá, representa a preservação de um Brasil que pulsa nas pequenas comunidades e sustenta a diversidade da nossa cultura nacional. Por isso, o lançamento deste selo postal é mais do que uma homenagem, é um convite ao Brasil para conhecer Mazagão e sua devoção”, enfatizou Oliveira.
A solenidade reuniu gestores públicos, representantes dos Correios e moradores da comunidade
Foto: Divulgação
Visibilidade nacional e internacional
Com origem em 1777, a festividade mantém vivos costumes seculares, como as encenações das batalhas entre mouros e cristãos, o ritual do Vominê e o tradicional Baile dos Máscaras. O prefeito de Mazagão, Chico Nó, destacou que há a certeza de que a história local continuará ganhando visibilidade, levando ao país a riqueza cultural, a fé e os valores herdados de gerações passadas.
Prefeito Chico Nó realiza o primeiro carimbo oficial do selo comemorativo da Festa de São Tiago
“Temos certeza de que a nossa história, a história do povo de Mazagão, chegará também a todo o continente deste país. E isso vai retratar a nossa cultura, a nossa crença e a nossa fidelidade àquilo que os nossos antepassados trouxeram para nós. Estamos de braços abertos para receber, cada vez mais, os nossos visitantes, nossos irmãos brasileiros”, afirmou o prefeito.
Rita de Cássia, moradora da comunidade de Mazagão Velho, agradeceu pela divulgação do selo comemorativo, ressaltando sua importância para a comunidade local e para a tradicional festa religiosa dedicada a São Tiago.
‘É muito importante que o mundo conheça a nossa fé. São 248 anos de tradição, cultura e devoção que vêm dos nossos antepassados. Estamos sempre reforçando isso, trazendo cultura e turistas para a nossa comunidade, o que é fundamental para todos nós”, afirmou Rita.
Por Winicius Tavares
Rita de Cássia, moradora de Mazagão Velho
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL