Saúde

Fundação de Saúde Amapaense integra capacitação em Brasília para criação de programas de residências


Oficina nacional busca fortalecer o Sistema Único de Saúde em regiões com baixa cobertura assistencial.


Com o compromisso de expandir e fortalecer a formação de profissionais da área, representantes da Fundação de Saúde Amapaense estão em Brasília (DF), integrando a Oficina de Apoio à Criação de Programas de Residência em Saúde. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde, visa estimular a criação e ampliação de residências médicas e multiprofissionais em todo o país, especialmente nas regiões com menor cobertura assistencial.

A vice-presidente da Fundação, Verônica Cambraia, participa da comitiva ao lado da assessora Gabriella Furtado, do diretor assistencial Rodrigo Corrêa e da gerente de serviços de saúde, Jeane Morais. Durante os encontros, os participantes recebem orientações sobre como criar, credenciar e financiar programas de residência em saúde, além de discutir estratégias para garantir qualidade na formação e distribuição equitativa de especialistas pelo país.

A oficina também busca fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no Amapá, foi realizada na terça-feira, 22, e quarta-feira, 23, e segue com outras etapas nos dias 29 e 30 de julho. 

“Programas de residência são fundamentais para formar profissionais éticos, capacitados e preparados para os desafios do SUS. Mais do que especializar, essas formações promovem a integração entre as áreas do cuidado, serviço e comunidade, com foco na atenção integral ao paciente”, destacou Verônica Cambraia.

Representantes da Fundação de Saúde Amapaense durante capacitação nacional, em Brasília

Representantes da Fundação de Saúde Amapaense durante capacitação nacional, em Brasília

Foto: Divulgação

A ação está alinhada ao Edital nº 1, de 12 de maio de 2025, lançado pelo Ministério da Saúde, com foco na ampliação de vagas e estruturas de residência em saúde em áreas menos assistidas. O objetivo é qualificar a mão de obra local, gerar empregos e elevar o nível de cuidado oferecido à população.

A participação do Governo do Amapá na oficina representa mais um passo rumo à valorização dos profissionais e à melhoria contínua do sistema de saúde pública no estado.

Equipe da Fundação de Saúde com Priscilla Azevedo Souza, Coordenadora-Geral de Residências em Saúde

Foto: Divulgação

Equipe da Fundação de Saúde com Priscilla Azevedo Souza, Coordenadora-Geral de Residências em Saúde

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL