Gestão Pública

Governo do Amapá institui Comitê de Apoio Estratégico para fortalecer qualidade e eficiência nos serviços públicos


Grupo reforça compromisso da gestão com a melhoria contínua, começando pela saúde e com possibilidade de expansão para outras áreas.


O Governo do Amapá deu início a um novo movimento de fortalecimento da gestão pública com a criação do Comitê de Apoio Estratégico, em vigor desde 26 de maio de 2025.  A iniciativa representa um passo importante rumo à excelência dos serviços prestados à população, com foco na otimização de processos, uso mais eficiente dos recursos e maior qualidade na entrega das políticas públicas.

A proposta do comitê é atuar como uma instância de apoio à tomada de decisões estratégicas, promovendo integração entre setores, organização dos fluxos internos e mais controle sobre os processos de gestão. A ação parte da área da saúde, mas poderá ser adotada em outras secretarias, conforme as necessidades da administração pública.

“O comitê é um instrumento da gestão moderna, voltado para resultados. Ele representa o compromisso do Governo com a melhoria contínua e com a qualidade no atendimento aos cidadãos. Estamos construindo uma gestão cada vez mais eficiente, transparente e focada em soluções”, afirmou Jardel Nunes, presidente do comitê e titular da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (Segov).

Ação parte da área da saúde, mas poderá ser adotada em outras secretarias, conforme as necessidades

Ação parte da área da saúde, mas poderá ser adotada em outras secretarias, conforme as necessidades

Foto: Gabriel Maciel/Sesa

O comitê vai auxiliar na distribuição da força de trabalho e relações institucionais, acompanhar licitações e contratações, definir ações e estratégias para a captação de recurso, além de atuar no planejamento orçamentário e financeiro.

A estrutura é composta por representantes de diversas áreas estratégicas do Governo do Estado, reunindo diferentes expertises em uma mesma mesa de discussão. A expectativa é de que, com reuniões periódicas e análises integradas, o comitê contribua para fortalecer os fluxos de trabalho e antecipar soluções para os principais desafios da gestão pública.

Nair Mota, secretária de Saúde do Amapá

Nair Mota, secretária de Saúde do Amapá

Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Para a secretária de Saúde do Amapá, Nair Mota, esse movimento demonstra o compromisso do Estado com a responsabilidade administrativa e a melhoria dos serviços à população.

 “Esse é um esforço coletivo que começa pela saúde, mas que se alinha a uma visão mais ampla de governo, baseada em planejamento, integração e focado em resultados”, destacou Nair.

O grupo de trabalho é composto por representantes de 10 pastas:

  • Secretaria de Estado da Saúde;
  • Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica;
  • Secretaria de Estado do Planejamento;
  • Secretaria de Compras e Licitações Sustentáveis;
  • Secretaria de Estado da Fazenda;
  • Fundação de Saúde Amapaense;
  • Secretaria de Estado da Administração;
  • Procuradoria-Geral do Estado do Amapá;
  • Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá;
  • Secretaria de Estado da Comunicação.

Por Karla Marques

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