Amapá Digital | Sexta-Feira, 19 de dezembro de 2025.
Iniciativa visa posicionar estados com alto potencial turístico no mapa global do turismo, com foco em sustentabilidade, inovação e inteligência de dados.
O Governo do Amapá, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), lançou nesta sexta-feira, 18, no Palácio do Setentrião, o Programa Novas Rotas. A iniciativa visa posicionar estados com alto potencial turístico, mas ainda fora dos fluxos internacionais tradicionais, no mapa global do segmento, com foco em sustentabilidade, inovação e inteligência de dados.
‘Um esforço ativo nosso em busca de oportunidades’, destaca governador Clécio Luís no lançamento do Programa Novas Rotas da Embratur no Amapá
O programa contou com ações estratégicas como a qualificação de gestores e empreendedores, o fortalecimento de experiências autênticas com protagonismo comunitário e o lançamento de uma plataforma de ensino à distância voltada ao setor. A proposta é valorizar as potencialidades locais e ampliar a visibilidade do Amapá no cenário internacional. Na quinta-feira, 17, a Embratur apresentou o Plano Brasis, que compõe o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil 2025-2027.
Secretária de Estado de Turismo, Syntia Lamarão
Foto: Maksuel Martins/GEA
“É um momento histórico para o turismo do Amapá. Com o Novas Rotas, damos um passo firme rumo à internacionalização do nosso destino, com ações voltadas à inovação e à sustentabilidade, e que valorizam quem faz o turismo na ponta, como comunidades tradicionais e empreendedores locais”, afirmou a secretária de Estado de Turismo, Syntia Lamarão.
Durante o evento, a Embratur divulgou dados animadores, o Amapá recebeu, entre janeiro e abril de 2025, 16.882 turistas estrangeiros, um crescimento de 54% em relação ao mesmo período de 2024. Os principais países emissores são França, Estados Unidos, Canadá, Peru e Reino Unido. Também foi anunciada a chegada de cinco navios cruzeiros que atracarão na capital nos próximos meses.
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo
“O Amapá é um dos destinos mais autênticos e biodiversos do Brasil, e precisa ser mostrado ao mundo. O Novas Rotas é sobre descentralizar o turismo internacional e revelar novos territórios com grande riqueza cultural e ambiental”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Novas Rotas
O programa envolve a capacitação de gestores públicos e empreendedores em temas como sustentabilidade, inteligência de dados e inovação tecnológica. A iniciativa também apoia a criação de novos roteiros turísticos e a estruturação de produtos com potencial de exportação, além de integrar o Amapá às ações promocionais da Embratur no exterior.
Entre os participantes estão prefeitos e secretários municipais de turismo e cultura, representantes de associações comunitárias e empreendimentos turísticos, profissionais da gastronomia, hotelaria, artesanato e ecoturismo, assim como estudantes e professores das áreas de turismo, meio ambiente e comunicação.
Por Mikhael Santos
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL