Pré-COP30

Visita de embaixador da Suíça no Amapá fortalece laços para parcerias sustentáveis rumo à COP30


Passagem pelo estado reforça o protagonismo do Amapá durante a conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Belém (PA).


O Governo do Amapá recepcionou, na terça-feira, 15, o embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, e sua comitiva, que reforçou o interesse da diplomacia suíça em estabelecer conexões estratégicas com a Amazônia brasileira.

A passagem do diplomata, que foi recebido pelo governador Clécio Luís no Palácio do Setentrião, em Macapá, marca o Amapá como território-chave para o avanço de pautas globais sobre desenvolvimento sustentável. O governante apresentou ao embaixador as potencialidades de parcerias econômicas e científicas do estado.

O embaixador foi recepcionado pelo governador Clécio Luís na terça-feira, 15

O embaixador foi recepcionado pelo governador Clécio Luís na terça-feira, 15

Foto: Max Renê/GEA

O secretário de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Amapá Internacional), Fabrício Penafort, destacou que durante o encontro foram debatidas oportunidades de colaboração em áreas prioritárias como bioeconomia, saúde, ciência, tecnologia e transição energética, com destaque para o papel da Amazônia na agenda climática global.

Secretário da Amapá Internacional, Fabrício Penafort

Secretário da Amapá Internacional, Fabrício Penafort

Foto: Israel Cardoso/GEA

“Entre os temas centrais da visita, destacaram-se a construção de sinergias para a COP30, que ocorrerá em novembro de 2025 em Belém do Pará, e o fortalecimento das relações entre a Suíça e o Amapá por meio de uma rede de contatos com instituições científicas e diplomáticas de excelência”, pontuou o secretário.

A recepção em Macapá contou ainda com a participação dos secretários das áreas de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento, Casa Civil e outras pastas com forte interface com os temas ambientais e de cooperação internacional. 

Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, e sua comitiva

Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, e sua comitiva

Foto: Max Renê/GEA

Também foi abordado o novo acordo entre o Mercosul e a EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio), firmado em 2 de julho, abrindo novas possibilidades de cooperação econômica e sustentável entre os blocos.

A comitiva suíça contou com a presença de Julianne Freire de Souza, coordenadora de projetos “Road to Belém” e responsável pela participação da Suíça na COP30, e Vincent Neumann, chefe de programas ligados ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Com histórico de atuação na região amazônica e apoio a projetos de conservação ambiental, a Suíça demonstra crescente interesse em parcerias que respeitam a floresta e promovem a inclusão social e a inovação tecnológica. 

O Amapá, por sua vez, se consolida como referência nacional em preservação ambiental e agora busca ocupar posição de protagonismo nas soluções sustentáveis que conciliam crescimento econômico e proteção dos ecossistemas.

Por Gian Pantoja

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL