Artesanato

Peças artesanais do Amapá na 25ª Fenearte atraem atenção de visitantes pela qualidade e diversidade, em Olinda


Evento encerra dia 20 de julho. Participação de oito artesãos amapaense na maior feira de artesanato da América Latina contou com apoio do Governo do Estado.


O estande do Amapá na 25ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Olinda (PE), tem recebido um número expressivo de visitantes. Pessoas de todo o Brasil e do mundo levam uma ou mais peças dos oito artesãos amapaenses selecionados pelo Governo do Estado. A feira segue até 20 de julho.

O artesão Celso Valadares apostou em peças em madeira para impulsionar as vendas

O artesão Celso Valadares apostou em peças em madeira para impulsionar as vendas

Foto: Divulgação/Sete

Com a quinta participação no evento, Celso Valadares é um veterano em feiras nacionais e conhece bem toda a funcionalidade da Fenearte. O artesão preparou peças em madeira, como tábuas de cortes, petiscos e para quebrar caranguejo.

“Toda a feira, seja local ou nacional, é sempre um desafio atrair os olhares do consumidor. Então, para a Fenearte eu trouxe objetos em madeira que podem ser transportados a mão pelo visitante. O segredo é a qualidade e a praticidade do produto”, explicou Valadares.

Com o uso do cipó-titica e outras matérias-primas, o artesão Vani Nilton Carvalho Lima levou para a 25ª Fenearte chapéus, cestos, réplicas de animais, entre outros objetos. A criatividade tem sido um diferencial para o sucesso nas vendas.

Objeto feito com o uso de cipó-titica estava em exposição no estande do Amapá

Objeto feito com o uso de cipó-titica estava em exposição no estande do Amapá

Foto: Divulgação/Sete

“Em três dias de feira, a gente já percebe o quanto nosso artesanato cativa os visitantes. Eu trouxe, por exemplo, a cabeça de um elefante, peça decorativa feita de cipó-titica e consegui vender para uma turista”, pontuou.

O Amapá possui cinco toneladas de peças em fibras, madeira, sementes, cipó e cerâmica expostas na Fenearte. O Governo do estado transportou o material de Macapá até Olinda, doou camisas para os artesãos, fez a seleção dos artesãos e apoio na organização do espaço na Fenearte 2025, cedido pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

25ª Fenearte

Neste ano, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) conta com participação de mais de 5 mil artesãos, expositores e empreendedores de diversas partes do Brasil e do mundo, com o tema "A Feira das Feiras", em homenagem às tradicionais feiras livres de Pernambuco.

Por João Clésio

Foto: Divulgação/Sete

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL