Saúde bucal

Mais Sorriso do Governo do Amapá integra ação "Impacto Humanitário" com serviços odontológicos, em Ferreira Gomes


Iniciativa do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Humano e Gestão Pública promove atendimentos nas áreas de saúde, cidadania e assistência social.


O programa Mais Sorriso do Governo do Amapá integrou de sexta-feira, 4, até este domingo, 6, a ação "Impacto Humanitário", realizada em Ferreira Gomes. A iniciativa, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Humano e Gestão Pública (IDEGEP), tem como missão levar diversos serviços para os municípios do estado, promovendo uma grande força-tarefa com atendimentos nas áreas de saúde, cidadania e assistência social com a distribuição de kits de higiene e alimentos.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Mais Sorriso levou para a população serviços de saúde bucal, como limpeza, raspagem, profilaxia e distribuição de kits de higiene. Ao longo dos dois dias de ação, mais de mil pessoas já foram atendidas, e a expectativa é alcançar 3 mil moradores. 

Daniel Morais, coordenador estadual de Saúde Bucal

Daniel Morais, coordenador estadual de Saúde Bucal

Foto: Gabriel Maciel/Sesa

No primeiro dia atendimento, na sexta-feira, 4, cerca de 30 crianças foram beneficiadas, e no sábado, 5, o número aumentou para 40.

“A participação do Mais Sorriso é fundamental porque promove prevenção e conscientização desde cedo. Nosso foco é cuidar da saúde bucal da população e garantir acesso digno a esses serviços”, destacou Daniel Morais, coordenador estadual de Saúde Bucal da Sesa.

A coordenadora do programa Mais Sorriso, a cirurgiã dentista e primeira-dama, Priscilla Flores, acompanhou os atendimentos e reforçou a importância da união de esforços entre o poder público e as instituições parceiras.

"É a segunda vez que participamos dessa ação, e é sempre um prazer enorme trazer a estrutura do Estado para os municípios. Quando somamos forças, conseguimos alcançar mais pessoas com serviços especializados e transformar a vida de quem precisa. Um dos nossos objetivos é expandir esse modelo de atendimento para todo o Amapá”, afirmou Priscilla.

Daniel Morais, coordenadora do programa Mais Sorriso, Priscilla Flores, e o coordenador do IDEGEP, Solangelo Fonseca

Daniel Morais, coordenadora do programa Mais Sorriso, Priscilla Flores, e o coordenador do IDEGEP, Solangelo Fonseca

Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Para o IDEGEP, as ações em Ferreira Gomes têm um significado ainda maior por conta das dificuldades de acesso enfrentadas por parte da população.

Solangelo Fonseca, coordenador do instituto IDEGEP

Solangelo Fonseca, coordenador do instituto IDEGEP

Foto: Gabriel Maciel/Sesa

“Aqui temos comunidades ribeirinhas e localidades distantes da sede municipal. Essas pessoas muitas vezes não têm acesso a serviços básicos. É por isso que montamos essa grande estrutura. E alcançamos cerca de 3 mil atendimentos. Também estamos distribuindo cestas básicas e kits odontológicos”, explicou Solangelo Fonseca, coordenador do instituto.

Moradora do município de Ferreira Gomes, Francisca Amorim, celebrou a iniciativa chegar até a cidade que mora. Ela diz que ações como essa ajudam toda a comunidade e são sempre muito bem-vindas.

"Fiquei sabendo da ação, fiz meu cadastro e hoje eu já fui atendida e minha filha também, o atendimento ótimo e as dentistas são super atenciosas, trataram eu e minha filha com muito carinho", ressaltou Francisca.  

Francisca Amorim com a filha, Eduarda Amorim

Francisca Amorim com a filha, Eduarda Amorim

Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Impacto Humanitário

Após a edição de Ferreira Gomes, o projeto Impacto Humanitário deve seguir para o município de Vitória do Jari, fortalecendo o compromisso de levar dignidade, inclusão e atendimento humanizado aos pontos mais remotos do Amapá.

Em edições anteriores, a parceria entre o Governo do Estado e o IDEGEP já alcançou milhares de pessoas: 3 mil em Itaubal, 2 mil na região do Bailique e 4 mil em Pracuúba, com serviços gratuitos em saúde, cidadania, empreendedorismo e assistência social, promovendo mais humanidade e qualidade de vida à população vulnerável.

Por Roberta Corrêa

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL