IA

Governo do Amapá oferta capacitação para servidores ministrada por especialista em tecnologia aplicada à gestão pública


O curso Dominando a Inteligência Artificial na Administração Pública é ofertado para diversas áreas da administração estadual.


O Governo do Amapá promove o curso “Dominando a Inteligência Artificial na Administração Pública: dos fundamentos às aplicações avançadas”, ministrado pelo facilitador Evaldo Expedito, especialista em tecnologia aplicada à gestão pública.

A formação, coordenada pela Escola de Saberes Públicos (Esap), visa apresentar a servidores e gestores das diversas áreas da administração estadual, os fundamentos da inteligência artificial (IA), suas implicações éticas e legais, e as possibilidades de aplicação prática no setor público.

A iniciativa faz parte do compromisso da gestão tem em preparar os servidores para os desafios da transformação digital, promovendo a inovação, a eficiência administrativa e a modernização dos serviços públicos no Estado do Amapá.

Os servidores estão sendo preparados para os desafios da transformação digital

Os servidores estão sendo preparados para os desafios da transformação digital

Foto: Divulgação/Esap

Os participantes além de explorem casos de uso da IA em políticas públicas, serviços ao cidadão, gestão documental e sistemas de informação governamentais, também recebem orientações sobre segurança da informação, privacidade de dados e regulamentações associadas ao uso de tecnologias inteligentes no setor público.

O especialista Evaldo Expedito

O especialista Evaldo Expedito

Foto: Divulgação/Esap

“Os recursos de IA melhoram a eficiência e produtividade, assim como a tomada de decisões no ambiente de trabalho, incluindo: automação de processos, análise de dados, assistentes virtuais, personalização de serviços e manutenção preditiva - estratégia que possibilita prever falhas em equipamentos ou sistemas antes que elas ocorram, utilizando análises de dados e monitoramento contínuo”, destacou o Evaldo Expedito.

Coordenadora da Esap, Andréia Carvalho

Coordenadora da Esap, Andréia Carvalho

Foto: Divulgação/Esap

De acordo com a coordenadora da Esap, Andréia Carvalho, a capacitação aborda desde os conceitos básicos da IA até soluções avançadas, como automação de processos, análise preditiva e apoio à tomada de decisão com base em dados.

“Reforçamos nossa missão como espaço estratégico de formação contínua, conectando a administração pública às tendências tecnológicas mais atuais e alinhadas com os princípios da transparência, da legalidade e do interesse público”, ressaltou a coordenadora.

Por Ana Anspach

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL