Amapá Digital | Segunda-Feira, 18 de agosto de 2025.
A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) concedeu, na tarde desta sexta-feira (4), o Título de Cidadão Amapaense ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir de Araújo Xaud, médico especialista em infectologia e medicina esportiva. A honraria é um reconhecimento à sua trajetória e aos relevantes serviços prestados ao futebol brasileiro. A concessão do título reforça o reconhecimento do Estado do Amapá àqueles que contribuem de maneira significativa para o esporte e para o desenvolvimento social e institucional do país.
A propositura foi apresentada pelo deputado Roberto Góes (União Brasil), que, durante a sessão solene realizada no plenário Deputado Dalto Martins, da Alap, ressaltou o simbolismo de ter um representante do Norte do Brasil à frente da principal entidade do futebol nacional. “Homenagear o presidente da CBF, um nortista, é motivo de muito orgulho para todos nós. Ver um filho da região Norte, como o Dr. Samir, ocupar um espaço de destaque no cenário esportivo brasileiro é inspirador. Isso representa um avanço não apenas para o futebol, mas para a representatividade da nossa região, que muitas vezes é esquecida. Samir é uma prova viva de que o Norte tem competência, talento e potencial para liderar o Brasil”, destacou o deputado.
Ao receber o título, Samir Xaud expressou sua gratidão e reconhecimento ao povo amapaense: “Agradeço pela recepção e fico muito honrado com esta homenagem. Agradeço ao deputado Roberto Góes e a todos os parlamentares por esse gesto, que fortalece ainda mais o nosso compromisso com o desenvolvimento do futebol e das pessoas em todas as regiões do país”, declarou o presidente da CBF.
Ele acrescentou que o Norte do Brasil será visto com outros olhos com a reformulação dos campeonatos, de modo que os clubes tenham mais condições e sejam mais beneficiados no futebol brasileiro: “Logo, logo nós vamos anunciar as medidas de reformulação dos campeonatos, principalmente da Copa Verde. Eu fico muito agradecido por estar participando da mudança e da revolução do futebol brasileiro”, frisou. Natural de Boa Vista (RR), Samir Xaud nasceu em 1984 e é médico formado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), com especializações em infectologia e medicina esportiva. Atuou como diretor do Hospital Geral de Roraima e como secretário-adjunto de Saúde de Boa Vista. Também é empresário no setor de saúde e bem-estar, e mantém um centro de treinamento esportivo na capital roraimense. Em maio de 2025, foi eleito presidente da CBF com o apoio da maioria das federações estaduais e dos clubes das séries A e B. À frente da entidade, tem defendido a modernização da gestão, a profissionalização da arbitragem, o fortalecimento do futebol feminino e o investimento nas categorias de base.
Fizeram parte da mesa de honra da sessão: o proponente, deputado Roberto Góes; o homenageado, presidente da CBF, Samir de Araújo Xaud; o vice governador do Amapá, Antônio Pinheiro Teles Júnior; o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Luís Otávio Veríssimo Teixeira; o ex-jogador de futebol e tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1994, Cláudio Ibrahim Vaz Leal (mais conhecido como Branco); Adenos de Lima Gameleira, representando os presidentes de clubes de futebol do Estado do Amapá; o vereador e presidente da Federação Sergipana de Futebol, Milton Dantas; e a senhora Maria do Socorro Guedes Coelho Marinho, presidente do Trem Desportivo Clube, representando as mulheres no esporte. Durante sua visita ao Estado do Amapá, o presidente da CBF, Samir Xaud, participou da inauguração do Centro de Desenvolvimento de Futebol do Amapá, localizado no bairro do Marabaixo, na zona oeste da capital. O centro é parte de um investimento do programa Fifa Legacy, em parceria com a CBF e a Federação Amapaense de Futebol (FAF).
A iniciativa busca fortalecer a base do futebol local, oferecendo melhores condições para atletas, treinadores e profissionais da modalidade. O espaço visa contribuir para a formação de novos talentos e para o fortalecimento do esporte na região. O evento contou com a presença dos campeões mundiais José Edmílson Gomes de Moraes, mais conhecido como Edmílson (pentacampeão mundial), e Cláudio Ibrahim Vaz Leal, o Branco (tetracampeão do mundo com a Seleção Brasileira), além de várias autoridades do meio esportivo e da população, que lotou as galerias da Casa.
Sobre os Centros de Desenvolvimento
O objetivo da Fifa, ao criar o Fundo de Legado da Copa de 2014 para a construção dos Centros de Desenvolvimento nos 15 estados que não receberam jogos do Mundial, é possibilitar o crescimento do futebol nessas localidades. Por meio de cursos de capacitação, treinamentos de arbitragem e fomento às categorias de base, os centros têm condições de gerar impacto esportivo, social e econômico. Cada Centro de Desenvolvimento dispõe das mesmas instalações: campo de gramado sintético com medidas oficiais (105 x 68 m), dois vestiários para equipes, dois vestiários para arbitragem, sala médica e de antidoping, área administrativa, arquibancadas, estacionamento, entre outros equipamentos.
Por Everlando Mathias
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL