Amapá Digital | Segunda-Feira, 18 de agosto de 2025.
Grupos mostraram a essência das quadrilhas juninas em retratar por meio da arte a cultura, costumes e raízes da Amazônia na Cidade Junina do Governo do Amapá.
Chegou ao fim a terceira noite do Arraiá do Povo 2025 na Zona Norte de Macapá com apresentações das quadrilhas juninas Raízes Culturais, de Macapá, e Sorriso Cristalino, de Laranjal do Jari, na final do 7° Forrozão do Primo Sebastian. Os grupos encantaram o público com temáticas potentes e apresentações marcadas por emoções, cores e simbologias.
Simpatia da Juventude e Encanto Junino celebram inclusão social e empoderamento feminino no 7º Forrozão do Primo Sebastian
A finalíssima do VII Forrozão do Primo Sebastian, coordenado pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap), é a seletiva que levará a melhor quadrilha para o Brasileirão de Quadrilhas Juninas 2025, que acontece de 25 a 27 de julho em Alagoas.
A programação teve início na sexta-feira, 27, e segue até 2 de julho. Ao longo das seis noites de festa, mais de 60 quadrilhas juninas passam pela arena da Cidade Junina, envolvendo diretamente centenas de artistas populares, além de músicos, costureiras, coreógrafos, cenógrafos e equipes técnicas.
Sorriso Cristalino destacou a fé, a cultura, tradição e raízes de Belém do Pará
Foto: Jorge Junior/GEA
‘O investimento na cultura permitiu trazer a Cidade Junina para a Zona Norte de Macapá’, destaca governador Clécio Luís na abertura do Arraiá do Povo
Raízes Culturais apresentou a temática “O Tempo na Dança da Vida”, resgatando sonhos e experiências
Foto: Aog Rocha/GEA
As indumentárias simbolizaram o tempo e a esperança
Representando o bairro Buritizal, o grupo Raízes Culturais apresentou a temática “O Tempo na Dança da Vida”, trazendo 30 pares em uma coreografia envolvente. A apresentação refletiu sobre a passagem do tempo e a importância de viver plenamente, sem medo dos ciclos da vida.
As indumentárias, com predominância do azul e toques de verde, simbolizaram o tempo e a esperança, com o casal de noivos Nicolas Cristian e Elielma Brito, em uma coreografia repleta de simbologias, que foi o protagonista dessa celebração à existência.
Sorriso Cristalino apresentou o tema “Sorriso, navega nas águas de Nazaré, trazendo um São João”
Grupo emocionou o público ao retratar a devoção popular e a identidade paraense
Encerrando a noite, o grupo Sorriso Cristalino, diretamente de Laranjal do Jari, trouxe para o tablado a temática “Sorriso, navega nas águas de Nazaré, trazendo um São João”, destacando a fé, a cultura, tradição e raízes de Belém do Pará.
Com 29 pares em cena, o grupo emocionou o público ao retratar a devoção popular e a identidade paraense, representados pela coreografia, músicas e figurinos, com destaque no casal de noivos Matheus Pombo e Kamila Sousa.
Com criatividade e autenticidade, as duas quadrilhas reforçaram a força da cultura popular amazônica e o espírito vibrante do Arraiá do Povo 2025, em uma noite que uniu tradição, emoção e identidade.
Quadrilhas reforçaram a força da cultura popular amazônica e o espírito vibrante do Arraiá do Povo 2025
Foto: Jorge Júnior/GEA
Arraiá do Povo 2025: Simpatia da Juventude e Luar do Sertão dividem o prêmio do 6º Festival Sandro Rogério
Confira os horários das apresentações deste domingo, 29:
7º Forrozão do Primo Sebastian - Federação Das Entidades Juninas e Folclóricas Do Amapá (FEJUFAP)
Programação com 1h20 de atraso
Shows:
Confira a transmissão:
Arraiá do Povo 2025: esquema de trânsito na Rua Tancredo Neves é reforçado para os seis dias de festa na Zona Norte de Macapá
Arraiá do Povo
O Arraiá do Povo 2025 do Governo do Estado reúne em um único espaço as três principais competições juninas do Amapá: o 6º Festival Municipal Sandro Rogério, promovido pela Liga Junina de Macapá (Ligajum); o 7º Forrozão do Primo Sebastian, organizado pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap); e o 16º Arraiá no Meio do Mundo, realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap).
A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
Por Flávio Sousa
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL