Turismo

Governo do Amapá leva cultura, turismo e empreendedorismo ao 9º Encontro da RBOT em Blumenau


Produtos do Selo Amapá e da Casa do Artesão estão sendo comercializados durante o evento, no Sul do país.


O Governo do Amapá está participando do 9º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), realizado em Blumenau (SC), com o objetivo de fortalecer a cooperação entre instituições de pesquisa e gestão turística. Durante o evento, produtos regionais certificados com o Selo Amapá estão sendo exibidos e comercializados, encantando participantes de diversas regiões do Brasil. 

Além do foco na troca de experiências e no uso de dados para o desenvolvimento do setor, o estado também aproveita o espaço para impulsionar a economia criativa e divulgar a identidade cultural da região. Uma das pessoas impactadas foi o cicloturista Luiz Emerson, de 32 anos, do Rio de Janeiro, que visitou o Amapá em 2024. 

Luiz Emerson, participante do Rio de Janeiro

Luiz Emerson, participante do Rio de Janeiro

Foto: Nayana Magalhães/GEA

“Tive uma experiência incrível no Amapá, especialmente pela hospitalidade e pela gastronomia marcante, como maniçoba, tacacá, biscoitos de castanha-do-brasil e vinhos de açaí e cupuaçu. A diversidade cultural também me encantou, com destaque para o marabaixo, tradições indígenas e a riqueza histórica do estado”, relembrou Luiz, ao experimentar um bem-casado de cupuaçu no estande amapaense.

Para projetar o Estado neste evento, foi criado uma caravana com as Secretarias de Estado do Turismo (Setur), de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Casa Civil, Fundação Marabaixo e Agência Amapá.

Elen Pinheiro (à esquerda), coordenadora executiva de Políticas Setoriais do Selo Amapá

Elen Pinheiro (à esquerda), coordenadora executiva de Políticas Setoriais do Selo Amapá

Foto: Nayana Magalhães/GEA

“A participação no 9º RBOT é uma vitrine importante para mostrar o que o Amapá tem de mais autêntico. O Selo Amapá certifica produtos que valorizam a nossa biodiversidade, saberes tradicionais e o trabalho dos pequenos produtores e artesãos. Estar aqui é fortalecer a identidade do nosso estado e abrir portas para novos mercados, gerando oportunidades reais de desenvolvimento econômico e social para quem vive da produção local”, destacou Elen Pinheiro, coordenadora executiva de Políticas Setoriais do Selo Amapá.

Peças de artesanato também são comercializadas no evento

Peças de artesanato também são comercializadas no evento

Foto: Nayana Magalhães/GEA

Além dos alimentos e bebidas típicas, peças de artesanato também estão sendo apresentadas, destacando o talento dos artesãos locais. Segundo o secretário adjunto de Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa, essa é uma oportunidade de dar visibilidade à produção artesanal do estado. 

Secretário adjunto de Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa

Secretário adjunto de Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa

Foto: Nayana Magalhães/GEA

“As peças que trouxemos representam a criatividade e a tradição do nosso povo. São produtos que carregam histórias, saberes e a identidade do Amapá. Trazer isso para um evento nacional é promover nossos empreendedores e inserir nossa cultura em novos mercados”, afirmou Costa.

9º RBOT

O 9º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT) é um evento nacional que reúne representantes de instituições públicas, privadas e acadêmicas para debater estratégias de fortalecimento do turismo no Brasil com base em dados, evidências e práticas colaborativas. 

Realizado este ano em Blumenau (SC), o encontro tem como tema “Redes Colaborativas e o Uso de Dados na Gestão do Turismo Brasileiro” e busca promover a integração entre observatórios de turismo de todo o país, incentivando a produção de conhecimento qualificado e a formulação de políticas públicas mais eficazes para o setor.

Por Mikhael Santos

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL