Cultura e história

Arraiá do Povo 2025: evento do Governo do Amapá fomenta economia nos ateliês com estilo e tradição


Espaços criativos não apenas recebem pedidos, mas contam histórias, escolhem tecidos e mantém a cultura viva.


Eventos do mês de junho do Governo do Amapá, como o Arraiá do Povo, que inicia na sexta-feira, 27, fomentam a cultura, economia e criatividade. As máquinas de costura ganham outro ritmo, e o som das agulhas atravessando os tecidos se misturam ao forró que embala os bastidores dos ateliês. À frente de um desses espaços criativos está Renata Soares, uma mulher que transformou sua paixão pela costura em uma missão.

No ateliê localizado em Macapá, ela vive dias intensos nesta temporada. São pedidos de vestidos rodados, camisas quadriculadas, laços, babados e fitas coloridas para apresentações na Cidade Junina, montada no Corpo de Bombeiros Militar (CBM) da Zona Norte de Macapá.

Renata Soares é proprietária de um ateliê de costuras

Renata Soares é proprietária de um ateliê de costuras

Foto: Rafaela Pereira/GEA

“Aqui não se faz só roupa, mas sim história. Cada costura carrega um pouco das memórias da nossa infância, das festas de rua, das danças em família. É muito mais que moda, é cultura viva. Mantemos viva a tradição junina vestindo sonhos e identidade, e eventos como os do Governo do Estado ajudam isso a acontecer", afirma Renata.

Além de priorizar o feito à mão, Renata também se preocupa com a sustentabilidade. Aproveitamento de retalhos, reaproveitamento de peças antigas e escolhas conscientes de materiais fazem parte do processo.

“A gente consegue criar roupas incríveis sem desperdiçar. Às vezes, um pedaço de tecido esquecido vira um laço, uma manga bufante ou um detalhe no vestido que faz toda a diferença”, explica a costureira.

Vestidos do ateliê de Renata mantém a cultura junina viva

Vestidos do ateliê de Renata mantém a cultura junina viva

Foto: Rafaela Pereira/GEA

O ateliê também se tornou um ponto de encontro de mães, quadrilheiros, produtores culturais e apaixonados pelo São João. Pessoas que não apenas encomendam roupas, mas trocam histórias, escolhem tecidos, conversam sobre tradição e mantém a cultura viva.

“Tem cliente que eu visto desde que era criança, hoje já traz os filhos para fazer roupa também. Isso é muito gratificante, pois nosso trabalho não é só comercial, é afetivo e comunitário”, finaliza Renata, emocionada.

Entre uma costura e outra, novas peças estilosas e tradicionais são confeccionadas

Entre uma costura e outra, novas peças estilosas e tradicionais são confeccionadas

Foto: Rafaela Pereira/GEA

Arraiá do Povo

O Governo do Amapá celebra na sexta-feira, 27, o Dia Nacional do Quadrilheiro no Arraiá do Povo 2025, com show nacional da banda brasileira de forró eletrônico, ‘Bonde do Forró’. O evento abre a programação gratuita na Cidade Junina, montada no Corpo de Bombeiros Militar (CBM) da Zona Norte de Macapá.

Além do show nacional, a programação de abertura também contará com as apresentações de Adenor Monteiro e Ramon Frazely. A data homenageia os integrantes dos grupos juninos do estado que festejam uma das maiores manifestações culturais do país, o São João.

Por Rafaela Pereira

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL