Saúde bucal

Enxaguante bucal: aliado ou vilão? Especialista esclarece como usar o produto de forma segura


Docente da Faculdade Anhanguera, explica a efetividade dessa substância na saúde bucal


No mundo da saúde bucal, os enxaguantes sempre estiveram presentes como um suposto aliado na batalha contra problemas como a gengivite e o mau hálito. No entanto, recentemente, surgiram debates sobre sua real eficácia e possíveis efeitos negativos para o bem-estar oral.

Segundo a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Manuella Lamarão, ao longo dos anos, vários estudos científicos têm sido conduzidos para avaliar a eficácia dos enxaguantes bucais. “Os enxaguantes bucais têm sua eficácia comprovada contra a placa bacteriana e a gengivite, mas é importante entender que seu papel é complementar, e não substitutivo da escovação e do fio dental”, explica a especialista.

Dentre os ingredientes ativos mais comuns nos enxaguantes, como a clorexidina e os óleos essenciais, destaca-se a clorexidina pela sua eficiência no combate à placa e à gengivite. No entanto, a docente enfatiza que os enxaguantes bucais não devem substituir a escovação e o uso de fio dental. “A presença de álcool em alguns produtos pode causar irritação na mucosa oral, por isso, o ideal é optar por versões sem álcool, especialmente em casos de sensibilidade ou uso frequente”, ressalta.

Um ponto de atenção levantado pela especialista é a presença de álcool em alguns enxaguantes, que pode ser prejudicial para a mucosa oral. Por isso, Manuella recomenda optar por produtos que não contenham essa substância. “A escolha e a frequência do uso do enxaguante devem ser individualizadas. Um cirurgião-dentista é o profissional mais indicado para recomendar o produto ideal para cada paciente”, finaliza.

Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog.

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL