Saúde

Governo do Amapá avança na regionalização da saúde e monta nova base do Samu na Zona Oeste de Macapá


Nova unidade será instalada junto ao prédio da Aifa, no bairro Marabaixo, e vai ampliar cobertura de urgência para cerca de 150 mil pessoas.


O Governo do Amapá vai ampliar a cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Macapá, com a implantação de uma nova base na Zona Oeste da capital, com atendimento prioritário para os moradores da região e das comunidades situadas ao longo das rodovias no perímetro do KM 9.

Com isso, o Governo do Estado vai ampliar a cobertura para uma população estimada de quase 150 mil pessoas, reduzindo o tempo de resposta e garantindo mais agilidade no atendimento de casos clínicos e traumáticos de média e alta complexidade. A medida faz parte do plano de regionalização e descentralização dos serviços de urgência e emergência no estado.

A previsão é que a unidade comece a funcionar já em julho com atendimento 24 horas, junto ao prédio da Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa), na Rodovia Duca Serra. 

A nova base funcionará na Zona Oeste de Macapá, junto ao prédio da Aifa

A nova base funcionará na Zona Oeste de Macapá, junto ao prédio da Aifa

Foto: Divulgação/Sejusp

Donato Farias, diretor do Samu Amapá

Donato Farias, diretor do Samu Amapá

Foto: Gabriel Maciel/Sesa

“Essa é a nossa segunda base descentralizada e tem o objetivo de aumentar nossa cobertura, diminuir o tempo de resposta e melhorar a qualidade assistencial. Serão cerca de 20 profissionais escalados para essa unidade, entre médicos, enfermeiros, técnicos e condutores”, explica o diretor do Samu, Donato Farias.

Fortalecendo a saúde no Amapá

Parte das novas ambulâncias entregues recentemente pelo governador Clécio Luís já serão destinadas à nova base, fortalecendo a estrutura de atendimento da unidade. A equipe conta com quatro profissionais por turno, garantindo o funcionamento ininterrupto todos os dias da semana.

A descentralização do Samu vai seguir em expansão. Em agosto, a próxima base será instalada no município de Santana. Já em outubro, a quarta base entra em funcionamento na Zona Sul de Macapá, no bairro Congós, consolidando o projeto de regionalização do atendimento pré-hospitalar do Governo do Estado.

O Samu é um serviço essencial que atua em situações de urgência e emergência, sendo acionado por meio do número 192. Com a nova base, o Governo do Amapá reafirma o compromisso de salvar vidas e garantir mais eficiência e rapidez no atendimento à população.

Por Júnior Nery

Com espaços em finalização, unidade vai abrigar cerca de 28 profissionais

Com espaços em finalização, unidade vai abrigar cerca de 28 profissionais

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL