Amapá Digital | Segunda-Feira, 18 de agosto de 2025.
Evento apoiado pelo Governo do Estado reúne profissionais do Brasil e do exterior, e segue até este sábado, 21, no auditório do Sebrae, em Macapá.
Com apoio do Governo do Estado, iniciou nesta quinta-feira, 19, em Macapá, o 3º Congresso Médico Internacional Amapaense, promovido pela Academia de Medicina do Amapá (Amap). O evento reúne cerca de 80 profissionais, entre palestrantes nacionais e internacionais, além de estudantes, pesquisadores e gestores do setor, com o objetivo de fortalecer a formação médica na região Norte e ampliar o debate sobre os desafios e avanços na área da saúde.
'Projeta o Amapá como polo de excelência médica e destino turístico', diz governador Clécio Luís no 3º Congresso Médico Internacional Amapaense
A cerimônia de abertura foi marcada por falas emocionadas, homenagens e troca de experiências entre os participantes. Entre os presentes na solenidade de abertura, estiveram o governador Clécio Luís, o senador do Amapá, Randolfe Rodrigues, e a deputada estadual, Edna Alzier. Durante a solenidade, foi realizada a entrega do Troféu Dr. Alberto Lima, destinado a médicos pioneiros que contribuíram com a construção da medicina no estado.
O objetivo é fortalecer a formação médica na região Norte e ampliar o debate sobre os desafios e avanços na área da saúde
Foto: Max Renê/GEA
Um dos homenageados foi o oftalmologista Dr. Olinto Gonçalves de Amorim Neto. Ao receber a honraria, ele emocionou o público com um discurso espontâneo e bem-humorado.
Momento em que o oftalmologista Dr. Olinto Gonçalves recebe o Troféu Dr. Alberto Lima
“Preparei muitos agradecimentos, mas acabei desistindo de lê-los. Quando cheguei, já havia muita gente falando, e confesso que fiquei sem saber nem em que língua discursar: francês, espanhol ou tucuju. Só queria mesmo expressar minha gratidão. Já falaram aqui do Dr. Alberto Lima, esse sim foi um verdadeiro ícone da medicina no Amapá. Quem teve o privilégio de trabalhar com ele sabe que suas histórias dariam um livro. Fiquei muito feliz por reencontrar colegas que não via há muito tempo. Agradeço de coração a todos por esse momento tão especial. Muito obrigado”, disse o médico, sob aplausos.
A secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, também destacou a relevância do congresso para a valorização da medicina na Amazônia.
Secretária de Estado da Saúde, Nair Mota
“Estamos reunidos em um momento de grande importância para o Amapá, de troca de conhecimento e valorização da ciência produzida na Amazônia. Isso fortalece a saúde do nosso estado. Temos excelentes profissionais e cada avanço que alcançamos traz mais segurança ao nosso paciente. O governador Clécio desde o início da gestão tem priorizado investimentos na saúde pública, e esse congresso vem somar a esse esforço coletivo”, afirmou a secretária.
A programação segue até sábado, 21, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae-AP), e conta com 20 médicos convidados de outros estados e do exterior, e 60 profissionais locais que atuam como palestrantes e coordenadores de mesas temáticas. São 11 cursos práticos, oficinas, apresentação de trabalhos científicos e painéis com temas relevantes para quem atua no interior e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Entre os convidados, a cardiologista pediátrica Márcia Matos, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (SP), falou sobre o impacto do evento para o intercâmbio de saberes.
Cardiologista pediátrica Márcia Matos, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (SP)
“Foi uma grata surpresa estar aqui. Me emocionei com o acolhimento e me impressionei com a grandeza do congresso. Vim achando que iria apenas ensinar, mas saio com uma sensação linda de que também aprendi muito. A realidade médica do Amapá, com recursos mais limitados, mostra o valor de quem faz medicina com empenho e coração. Me sinto lisonjeada por participar deste momento”, declarou a médica.
Para os estudantes, o congresso tem sido uma oportunidade valiosa. Danilo Corrêa, aluno do 3º semestre de medicina da Unifap, destacou a diversidade das temáticas apresentadas.
“É uma experiência fantástica ter esse contato com profissionais da área. Vi palestras sobre doenças como Chagas, HIV e também saúde dos profissionais. Estou saindo com muito conhecimento e empolgado para seguir na carreira médica”, afirmou.
Danilo Corrêa, aluno do 3º semestre de medicina da Unifap
Já Gracy Any de Castro, do 4º semestre, ressaltou o impacto do evento na formação acadêmica.
“É um evento de extrema importância, pois nos permite aprender e trocar experiências com médicos experientes. Essa vivência amplia nossa visão sobre a medicina no Amapá e além dele”, contou.
Gracy Any de Castro, estudante do 4º semestre de medicina
Além da programação científica, o congresso conta com a presença de empresas e instituições que expõem soluções e tecnologias voltadas para o setor de saúde. O evento tem apoio do Governo do Amapá, com recursos oriundos de emendas parlamentares dos deputados estaduais Edna Auzier e Jory Oeiras.
Confira a programação:
Por Karla Marques
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL