Amapá Digital | Segunda-Feira, 18 de agosto de 2025.
Com ponto fixo de atendimento, equipe da Secretaria de Saúde garante assistência médica e farmacêutica aos 600 estudantes alojados em Macapá durante a etapa estadual dos Jogos Escolares 2025.
Durante a etapa estadual dos Jogos Escolares 2025, o Governo do Amapá vai garantir assistência em saúde aos cerca de 600 atletas que virão de municípios do interior e ficarão alojados no Colégio Amapaense (CA), no Centro de Macapá. O trabalho será coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que vai instalar um ponto fixo de atendimento na própria escola, funcionando das 18h às 6h, a partir desta sexta-feira, 20, data de abertura do evento, no estádio Avertino Ramos, às 16h.
A iniciativa busca assegurar suporte médico e de enfermagem no período em que os estudantes estarão fora das competições e reunidos em um único local. O ponto fixo contará com escala de profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de assistência farmacêutica, somando pelo menos 28 servidores atuando durante os dez dias do evento.
Diego Gama, coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas da Sesa
Foto: Júnior Nery/Sesa
“É uma ação de precaução e cuidado, principalmente durante o período da noite, quando os alunos retornam para o alojamento. Nesses momentos, é comum haver intercorrências como crises de ansiedade ou até lesões mais simples. Nossa equipe estará de prontidão para atender de forma imediata e, se necessário, acionar o Samu para remoção ao Hospital de Emergência”, explica o coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas da Sesa, Diego Gama.
Além do ponto fixo no CA, a estrutura de saúde contará com apoio do Samu, que destacará uma ambulância para a cerimônia de abertura e estará de retaguarda ao longo do evento, junto ao Corpo de Bombeiros, que dará cobertura nos locais de competição. Já os casos de maior complexidade serão encaminhados ao Hospital de Emergência (HE), unidade de referência para a rede estadual.
Por Júnior Nery
Ponto fixo de saúde aos atletas estará equipado com profissionais da saúde e assistência farmacêutica
Foto: Gabriel Maciel/Sesa
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também foram alertadas para oferecer suporte, conforme a distribuição das arenas esportivas pela capital. A estratégia, segundo Diego Gama, garante uma cobertura mais segura e articulada entre os serviços de atenção básica, urgência e emergência.
Esta é a primeira vez que a etapa estadual dos Jogos Escolares contará com uma base fixa da Secretaria de Saúde no alojamento dos participantes, reforçando o compromisso do estado com o bem-estar dos jovens atletas.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL