Amapá Digital | Quinta-Feira, 18 de dezembro de 2025.
Balanço contabiliza serviços do setor de psicologia voltado para pacientes, familiares e acompanhantes de pessoas internadas. Maior registro foi nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
O setor de psicologia do Hospital de Emergência (HE) Dr. Oswaldo Cruz, em Macapá, registrou durante os três primeiros meses deste ano 7.733 atendimentos voltados à saúde mental de pacientes, familiares e acompanhantes de pessoas internadas. O balanço organizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Amapá aponta que grande parte do serviço é realizado em setores fechados, como Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Sala Vermelha e Centro de Tratamento de Queimados.
O apoio emocional e de escuta promovido pela equipe de psicólogos do HE contabiliza 3.793 pacientes e 3.872 familiares de pessoas internadas ou em observação na unidade hospitalar. Nos setores fechados, mais de mil familiares contam com a ajuda psicológica. Além disso, o setor registrou e notificou neste período 59 casos de violência autoprovocada e 9 casos de violência física.
Os profissionais são divididos nos diversos setores no HE, entre setores abertos, onde são os atendimentos de emergência, imediato e controle de infecção hospitalar, enquanto os setores fechados são de maior controle e caracterizados por vigilância e acompanhamento dos pacientes, como UTIs e salas cirúrgicas.
Equipe de psicólogos do Hospital de Emergência de Macapá
Foto: Lorena Lima/Sesa
Números de atendimentos por setor (janeiro a março de 2025)
Setores Abertos
Setores Fechados
O Hospital de Emergência de Macapá fica localizado na Rua Hamilton Silva, no bairro Santa Rita
Acolhimento psicológico a pacientes, familiares e servidores
Além dos atendimentos clínicos, o setor de psicologia presta assistência a familiares de pacientes hospitalizados, especialmente nos setores fechados; acompanhantes fragilizados emocionalmente; pacientes com indicação de amputação, iniciando o suporte assim que informado pelo médico. O setor também oferece suporte aos profissionais do hospital que enfrentam sofrimento emocional, por meio do Projeto Cuidando do Cuidador. Entre janeiro e março foram atendidos 24 servidores e realizados 87 atendimentos psicológicos aos profissionais.
O Setor de Psicologia do Hospital de Emergências Dr. Oswaldo Cruz desempenha um papel essencial no cuidado integral aos pacientes, familiares e profissionais da saúde. Com uma equipe disponível 24 horas por dia, o serviço busca humanizar o atendimento hospitalar, oferecendo acolhimento, escuta qualificada e suporte emocional nos momentos mais críticos da vida dos pacientes.
Sandoval Paes, responsável técnico do serviço de psicologia
“Nosso trabalho vai muito além do atendimento clínico. Atuamos para garantir que pacientes, familiares e até mesmo nossos colegas de equipe tenham um suporte emocional que os ajude a enfrentar os desafios do ambiente hospitalar. A psicologia dentro do hospital é um pilar essencial para a recuperação e o bem-estar de todos”, destaca o responsável técnico do serviço, o psicólogo Sandoval Paes.
Além disso, a psicologia também realiza avaliação e atendimento nos casos de violência autoprovocada (tentativas de suicídio) e interpessoal, física, sexual, bem como, o preenchimento da ficha de notificação individual do Ministério da Saúde. Nesse contexto, é realizada a escuta acolhedora desde os primeiros momentos, analisando os fatos, dando prosseguimento ao atendimento e acompanhamento em casos de internação durante a sua permanência no hospital.
Fluxo de atendimento a pacientes com tentativa de suicídio:
Para pacientes psiquiátricos em crise, o acompanhamento é feito tanto com o paciente quanto com seus familiares, e, se necessário, a equipe médica encaminha para a enfermaria de saúde mental.
“O familiar tem um papel fundamental no cuidado ao paciente internado, especialmente nas UTIs. Sempre oriento que venham emocionalmente preparados, pois trazer notícias que possam impactar a recuperação do paciente pode ser prejudicial. Mediamos a possibilidade de mais um familiar ou amigo visitar o paciente para reduzir a angústia. Em algumas situações, até conflitos familiares são mediados para garantir um ambiente mais harmonioso até a alta”, pontua a psicóloga Anelise Melo, que atua no hospital.
A equipe conta com 12 psicólogos, que atuam 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados, cobrindo todos os setores da unidade hospitalar. Essa presença ininterrupta permite o suporte psicológico imediato para diversas demandas, tanto dos pacientes quanto de seus familiares, além de oferecer assistência aos profissionais da saúde que necessitam de apoio emocional.
Os psicólogos acolhem acompanhantes de pacientes em casos de internação prolongada
Atuação do Setor de Psicologia
Os psicólogos prestam atendimento nos diversos setores do hospital, incluindo a Clínica Médica e Clínica Cirúrgica (visita a todos os pacientes internados); Centro de Tratamento de Queimados (CTQ); Unidade de Terapia Intensiva (UTI I e UTI II); Sala de Estabilização da Neurocirurgia (SEN) e Sala Vermelha (SV); acolhimento a familiares em casos de óbito e a pacientes com indicação de amputação; atendimento emergencial a pacientes em crise emocional, vítimas de violência, tentativa de suicídio e transtornos psiquiátricos.
Por Lorena Lima
Trabalho de atendimento multidisciplinar envolve psicólogos
Cada psicólogo fica responsável por um setor
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL