Amapá Digital | Terça-Feira, 19 de agosto de 2025.
Patamo foi implantada no Amapá no dia 27 de fevereiro, pelo governador Clécio Luís, efetivando o compromisso da gestão de fortalecer a Segurança Pública.
Com números exitosos, o Governo do Amapá apresentou nesta segunda-feira, 31, o balanço do primeiro mês de atuação da Companhia Independente de Patrulhamento Tático com Apoio de Motocicletas da Polícia Militar (Patamo/PM), na defesa e proteção da sociedade amapaense
A Patamo foi implantada no Amapá no dia 27 de fevereiro, pelo governador Clécio Luís, efetivando um compromisso da gestão que tem como uma das prioridades, o fortalecimento da Segurança Pública. A base da companhia fica localizada no Residencial Macapaba, na Zona Norte de Macapá.
Diariamente equipes trabalham na prevenção e combate à criminalidade
Foto: Netto Lacerda/Nagib
Major Wendel Oliveira, comandante da Patamo-PM
"Temos tido excelentes resultados. No primeiro mês foram 33 boletins de ocorrência, diversos de tráfico de drogas, roubo, tentativa de homicídio. Conseguimos prender 44 infratores, a grande maioria, envolvidos e membros de facções criminosas. Esses números satisfatórios, mostram a competência dos policiais militares, a efetividade deste tipo de policiamento, além do planejamento feito pela Polícia Militar e pelo Governo do Estado. A tendência agora é só melhorar", explicou major Wendel Oliveira, comandante da Patamo.
Foram apresentados ainda os seguintes dados:
Trabalho policial especializado
A Companhia Independente de Patrulhamento Tático com Apoio de Motocicletas foi planejada para acompanhar o crescimento urbano do Amapá e para atender as peculiaridades sociais relacionadas às moradias comuns construídas em áreas de ressaca, que possuem passagens estreitas e de difícil acesso para o policiamento em viaturas convencionais.
O policiamento em motos permite ainda que os policiais se desloquem rapidamente, podendo ultrapassar áreas congestionadas em vias públicas ou de difícil acesso, possibilitando uma resposta rápida em diversas ocorrências.
A Patamo é equipada com 35 veículos, adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funsep), através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e 53 militares altamente capacitados para o trabalho tático e operacional em motocicletas.
O policiamento em motos permite que os policiais se desloquem rapidamente, podendo ultrapassar áreas de difícil acesso
Diariamente, são utilizadas duas equipes operacionais, cada uma com quatro policiais, para rondas, ações preventivas e ostensivas. O trabalho é feito em toda a Região Metropolitana da capital, que abrange Macapá, Santana e Mazagão. Pode ser empregada também em outros municípios, conforme o planejamento estratégico e operacional da Polícia Militar
De acordo com o major Wendel, a presença policial gera sensação de segurança entre os moradores do Macapaba e a sociedade em geral, contribuindo para a redução da criminalidade.
"A população é o maior parceiro da Polícia Militar e da Patamo. Nos apoiam no local da ocorrência e, também no pós-ocorrência, que é quando nós passamos nas ruas e somos bem aceitos e, até, convidados a entrar nas casas para um café, quando crianças nos abordam para fotos. Essas atitudes da população, essa proximidade nos mostra que estamos no caminho certo e nos dá força para continuar", comentou o comandante da Patamo.
A sociedade pode ajudar no combate à criminalidade no estado através do 190 e diretamente para o disk denúncia da Patamo: (96) 99177-6590. O sigilo é garantido.
Por Marcelle Corrêa
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL