Amapá Digital | Terça-Feira, 19 de agosto de 2025.
Dando continuidade ao Projeto “Polícia Civil nas Escolas”, na manhã deste sábado, 14, a Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da Delegada Daniella Graça, titular da Delegacia Especializada na Investigação de Atos Infracionais (DEIAI), ministrou palestra aos responsáveis legais dos cerca de 400 alunos matriculados na Escola Estadual Edgar Lino da Silva.
Na ocasião, foram abordados temas como restrição ao uso de aparelhos eletrônicos, notadamente celulares no ambiente escolar, o uso responsável da internet e a prática de condutas inadequadas, tais como delitos patrimoniais, contra a honra, ameaças, agressões físicas, bullying, cyberbullying, entre outros, que podem configurar atos infracionais.
A necessidade do acompanhamento tanto na vida escolar como fora da escola de crianças e adolescentes, também foram pautas tratadas, assim como a importância do diálogo, uma vez que se faz necessário que esses responsáveis legais fiscalizem o uso de redes sociais, aplicativos de bate papo e jogos online, que são utilizados pelos jovens, uma vez que o ambiente virtual é rastreável e o que se faz nele também é passível de responsabilização.
O Projeto tem como objetivo a manutenção de um ambiente escolar seguro, com a prevenção da prática de atos infracionais, bem como orientar aos responsáveis legais no que tange a conscientização dos estudantes de que o respeito é algo fundamental para uma convivência saudável para todos integrantes da comunidade escolar.
“Precisamos orientar aos nossos jovens de que o respeito é algo fundamental no ambiente escolar e que condutas inadequadas, muitas vezes tidas, inclusive como “brincadeiras”, não o são e podem configurar atos infracionais, passíveis de responsabilização. Por isso, nosso trabalho é preventivo, com muito diálogo e esclarecimento”, pontuou a Delegada.
A escola interessada em receber o Projeto “Polícia Civil nas Escolas” pode oficiar a DEIAI de forma física, estando a unidade policial localizada na Av. FAB nº 1849, Central ou enviar ofício para o seguinte endereço eletrônico: deiai@policiacivil.ap.gov.br. Ressaltando que o projeto é voltado para unidades escolares da rede pública e privada.
Ascom/ Polícia Civil
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL