Legislativo

Farmacêuticos do Amapá são homenageados em sessão solene na Assembleia Legislativa



A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou, na manhã desta quinta-feira (26), uma sessão solene em homenagem aos farmacêuticos do Estado. A iniciativa foi do deputado Jory Oeiras (PP) como forma de reconhecimento ao trabalho desses profissionais na promoção da saúde pública.

A cerimônia reuniu autoridades como o prefeito de Laranjal do Jari, Teddy Marcel (União Brasil), a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP), Milria Brabo, o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, além de Marlison Otávio Rego, suplente do CFF pelo Amapá, Margarete do Socorro Mendonça Gomes, representante dos farmacêuticos, Carlos André Sena, conselheiro federal de Farmácia pelo Estado, e Gustavo Pires, secretário-geral do CFF.

Durante a solenidade, 92 farmacêuticos receberam Moção de Aplauso pelo trabalho desempenhado na área. Para Margarete do Socorro, a homenagem reforça a valorização da profissão e o impacto positivo dos farmacêuticos na vida da população.

Em seu discurso, Walter Jorge João destacou a expansão da profissão nos últimos anos. "Essa homenagem é uma das mais significativas das quais já participei. O número de farmacêuticos no Brasil já ultrapassa 400 mil, e a profissão se diversificou. Hoje, esse profissional está preparado para atuar além do medicamento", afirmou. Ele sugeriu ao deputado Jory Oeiras a realização de uma audiência com os secretários municipais de saúde dos 16 municípios do Estado para debater a importância da categoria.

João também citou investimentos na capacitação da classe. "No segundo semestre deste ano, ofereceremos um curso NBA para mais de 10 mil farmacêuticos em todo o país", anunciou.

O deputado Jory Oeiras destacou o papel dos farmacêuticos na pandemia de Covid-19. "Não há como mensurar o número de vidas salvas por esses profissionais. Eles tratam cada paciente com respeito e dedicação. São verdadeiros anjos de branco", disse, agradecendo o apoio da presidente da Alap, deputada Alliny Serrão.

A presidente do CRF-AP, Milria Brabo, ressaltou a ampla atuação dos farmacêuticos em hospitais, laboratórios, institutos de pesquisa, indústria farmacêutica e órgãos de vigilância sanitária. "São profissionais essenciais para a saúde da população", afirmou.

Além de atuarem na formulação e manipulação de medicamentos, os farmacêuticos pesquisam substâncias para o tratamento de doenças e orientam processos de fabricação de produtos como cosméticos e alimentos industrializados. No Brasil, o Dia do Farmacêutico é celebrado em 20 de janeiro, data da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 1916.

Por Everlando Mathias

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL