Amapá Digital | Quinta-Feira, 21 de agosto de 2025.
Agremiação do Grupo Especial entrou na avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo de Macapá, nesta terça-feira, 25, para avaliar os pontos técnicos na pista.
A contagem regressiva para o desfile oficial do Carnaval 2025 já começou, e a Maracatu da Favela mostrou na última noite dos ensaios técnicos, por que é uma das escolas mais tradicionais do Amapá. Com a vibração da bateria, o brilho dos componentes e a poesia do enredo "Amazonizar: O Olhar do Poeta Joãozinho Gomes em Verde e Rosa", a agremiação agitou o Sambódromo de Macapá, nesta terça-feira, 25.
Os ensaios técnicos fazem parte da programação do Carnaval 2025, promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) com investimentos do Governo do Estado e de emenda do senador Davi Alcolumbre.
Presidente da Maracatu da Favela, Jorginho Macapá
Foto: Jhon Martins/Seinf
O presidente da "verde e rosa", Jorginho Macapá, destacou a expectativa para o desfile. "A Maracatu da Favela tem uma grande responsabilidade e honra ao falar do maior poeta que versa muito bem a nossa Amazônia, o nosso jeito tucuju, nossa fé, cultura e nossa música. A expectativa é das maiores, porque estamos falando de um grande enredo, e a Maracatu sempre soube fazer espetáculos na avenida", afirmou.
Se era para testar o ritmo, a harmonia e o canto, a Maracatu da Favela mostrou potencial. O ensaio técnico trouxe brilho e emoção para a passarela do samba Ivaldo Veras, contagiando a plateia. Do primeiro toque do repique da bateria ao coro do samba de enredo, a verde e rosa ajustou os últimos detalhes para o desfile no Carnaval do Meio do Mundo 2025.
A agremiação trouxe os principais pontos técnicos para fazer o reconhecimento da pista
A bateria, verdadeira pulsação da escola, balançou os brincantes com sua cadência. Enquanto isso, passistas, casais de mestre-sala e porta-bandeira e comissão de frente deram uma prévia do que o público pode esperar no dia 1º de março. O samba-enredo, que exalta a Amazônia e a poesia musical de Joãozinho Gomes, foi cantado por todos os foliões.
O presidente Jorginho Macapá também destacou a importância do ensaio técnico para o sucesso do desfile. "Nós convocamos para o dia de hoje o máximo de quesitos, para a gente fazer um grande ensaio, para não errar no dia do espetáculo. É importante fazer esse ensaio com todos dessa engrenagem que é o carnaval, para que tudo saia conforme o planejado", explicou.
O público e a torcida da Maracatu da Favela aproveitaram para ver um pouco do que será o desfile da escola de samba
O grande homenageado no enredo da escola de samba, o poeta e compositor Joãozinho Gomes, também esteve presente e não escondeu a emoção de ter a trajetória artística contada na avenida, no carnaval do Amapá.
Poeta homenageado pela Maracatu, Joãozinho Gomes
"Durante esse tempo todo em que sou compositor, ao longo de quase 50 anos, eu recebi algumas homenagens, mas nenhuma do tamanho dessa que a Maracatu está fazendo para mim. É uma homenagem grandiosa, que me fez sentir a consagração de um artista. Depois dessa homenagem, acho que me sinto realmente reconhecido como artista. É muito valoroso", declarou Joãozinho Gomes.
Durante o ensaio o público não segurou a emoção. Famílias inteiras, torcedores apaixonados e antigos componentes da escola se uniram em um só grito: "É Favela! É emoção! É Carnaval!", mostrando um pouco do que está por vir na noite do desfile.
Maria da Penha, foliã que há 35 anos sai na escola
Entre os foliões que lotaram o Sambódromo, a doméstica Maria da Penha, integrante da escola há 35 anos, não escondeu o amor pela Maracatu da Favela.
"Sempre adorei carnaval, eu amo essa escola e só vou deixar de sair no dia que não puder mais andar. Enquanto eu estiver com saúde, saio na Maracatu. Estou muito feliz", afirmou emocionada.
No dia 1º de março, a Maracatu da Favela será a quarta escola a cruzar a avenida. Com 13 alas, dois carros alegóricos, dois tripés, baianas, comissão de frente e um desfile que promete ser um verdadeiro poema visual e sonoro, a verde e rosa quer levar o título e, mais uma vez, marcar o coração dos foliões.
Carnaval 2025
O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas. O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.
Confira a ordem e horário dos desfiles:
Sexta-feira, 28 de fevereiro
Embaixada de Samba - 21h Solidariedade - 22h35 Império da Zona Norte - 0h10 Piratas Estilizados - 1h45 Império do Povo - 3h20
Sábado, 1º de março
Emissários da Cegonha - 21h Unidos do Buritizal - 22h35 Boêmios do Laguinho - 0h10 Maracatu da Favela - 1h45 Piratas da Batucada - 3h20
Por Karla Marques
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL