Gestão Pública

"Em 2025, o Amapá terá entregas e conquistas aguardadas há décadas", diz Clécio Luís na Alap


Gestor discursou nesta quarta-feira, 5, sobre as medidas de interesse de Governo do Estado para este ano.


Nesta quarta-feira, 5, na Sessão Inaugural de Instalação da 3ª Sessão Legislativa da 9ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap), o governador Clécio Luís fez a leitura da mensagem anual de abertura do ano legislativo, elencando medidas de interesse do Governo do Estado para 2025. Entre as políticas, foram apresentadas iniciativas para desenvolvimento e modernização do estado do Amapá.

“Nesses dois anos, construímos uma agenda transformadora para destravar a máquina pública e criar um ambiente de segurança política, jurídica, institucional e ambiental. Temos um propósito claro de desenvolvimento e a modernização do Estado com foco no crescimento econômico e na melhoria da qualidade de vida da nossa população de forma sustentável. Essa mudança é feita por políticos e também com técnicos, servidores e entusiastas de um Amapá melhor. Reafirmamos o compromisso com uma administração eficiente, transparente e voltada para resultados”, destacou o governador.

Governador Clécio Luís, durante leitura da mensagem de início do ano legislativo

Governador Clécio Luís, durante leitura da mensagem de início do ano legislativo

Foto: Luhana Baddini/Agência Grito

Na mensagem, o governador destacou ainda a disponibilidade dos demais poderes e de instituições públicas e privadas em construir um novo futuro para o Amapá.

“Há um ambiente de colaboração que une o Amapá. Sozinhos não faríamos nada. São consensos que têm transformado o Amapá num lugar melhor. Continuemos juntos frente aos próximos desafios que virão. Em 2025, teremos uma arrancada no Amapá, com entregas e conquistas estruturais aguardadas há décadas pela população em todas as áreas. A sabedoria bíblica nos lembra que há tempo para todas as coisas: tempo de plantar e tempo de colher. Tudo o que aqui mencionei sobre nossa união nos ajudou a plantar inúmeras sementes nesses dois anos e podem ter certeza que, a partir de 2025, a colheita de resultados será ainda maior”, ressaltou Clécio Luís.

Busca por consensos com demais Poderes, pelo futuro do Amapá, foi citada pelo Governador

Busca por consensos com demais Poderes, pelo futuro do Amapá, foi citada pelo Governador

Foto: Luhana Baddini/Agência Grito

O documento com a mensagem do governador, com 87 páginas de balanço dos dois anos de governo e iniciativas e medidas a serem adotadas este ano, foi protocolado pelo Governo do Estado na Alap e, durante a sessão, o governador leu trechos e comentou sobre o que escreveu na mensagem.

“A Assembleia Legislativa desempenha papel fundamental na constituição de um estado mais justo e próspero. Nosso compromisso é com a transparência e a eficiência e o diálogo constante com o Executivo, visando sempre o bem-estar da sociedade. Hoje recebemos as diretrizes e propostas apresentadas pelo governador com o mesmo espírito de comprometimento, responsabilidade e colaboração que tem norteado o nosso trabalho até aqui. Nossa responsabilidade é analisar, discutir, aprovar as medidas necessárias para o desenvolvimento sustentável e a melhoria na qualidade de vida dos nossos cidadãos. Reintero o compromisso desta Casa Legislativa com a harmonia entre os poderes, a independência e a busca incessante pelo interesse público, que este ano seja marcada por debates construtivos, decisões acertadas e ações que promovam o progresso e a justiça social”, comentou a deputada Alliny Serrão, presidente da Alap.

Plenário Dalto Martins ficou lotado para a leitura da mensagem do governador

Plenário Dalto Martins ficou lotado para a leitura da mensagem do governador

Foto: Max Renê/GEA

Avanços

Na sessão, o governador fez uma prestação de contas das realizações do governo, especialmente em 2023 e 2024, destacando os avanços obtidos em áreas estratégicas que orientam a gestão: igualdade social, desenvolvimento econômico e sustentável, infraestrutura e logística, justiça e paz, e governança e gestão inovadora, assim como fortalecimento da saúde, educação, qualificação profissional, e da segurança pública

“Me perguntam qual é a política de enfrentamento à violência. Eu acredito, sim, que é mais educação, avançamos no combate à pobreza, diminuímos o índice de insegurança alimentar e da fome, somos o estado com mais geração de emprego, diminuímos a desigualdade e a taxa de desocupação, isso tudo é uma articulação. Esse conjunto de ações que induzem o caminho da justiça e da paz, mas se precisar nós faremos o enfrentamento direto da violência”, pontuou Clécio Luís.

Por Fabiana Figueiredo

CONFIRA A MENSAGEM DE ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO AQUI

Sessão na Alap contou com presença de deputados estaduais, e representantes do Tjap, DPE-AP, TCE e MP

Sessão na Alap contou com presença de deputados estaduais, e representantes do Tjap, DPE-AP, TCE e MP

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL