TCC

Trabalhos de ex-aluno e acadêmica de Teatro são selecionados em projeto do Itaú Cultural


Corporeidade amazônica e uso da tecnologia na criação cênica são, respectivamente, os temas dos artigos do egresso Marcos Fernandes e da discente Ravena Sena.


Os trabalhos de conclusão de curso (TCC) de ex-aluno e acadêmica do curso de Licenciatura em Teatro, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Marcos Fernandes e Ravena Sena, foram um dos 20 selecionados no edital de seleção nacional de trabalhos de pesquisa estudantil em artes cênicas promovido pelo projeto “a_ponte – cena do teatro universitário”, do Instituto Itaú Cultural. Os trabalhos escolhidos em editais anteriores foram publicados nos livros da série Pontilhados e a previsão é que os trabalhos selecionados em 2024 compunham uma nova edição da série.

“Código (não)binário: o objeto técnico enquanto processo potencializador na criação cênica”, título do trabalho acadêmico de Ravena Sena, traz a pesquisa sobre criação cênica, enfatizando o papel do objeto técnico no desenvolvimento artístico. Durante o processo de pesquisa para a elaboração do trabalho, a ex-aluna realizou um experimento cênico utilizando a cena intermedial, uma técnica cênica que busca a interação entre o real e o virtual por meio da projeção de imagens em tempo real ou pré-gravadas.

Segundo Ravena, a ideia do TCC surgiu a partir de uma aula do docente de Teatro da Unifap, Prof. Dr. Flávio Gonçalves, que foi orientador da pesquisa. O trabalho acadêmico aborda a potencialidade do objeto tecnológico para a cena artística e a relação do corpo virtual com o corpo real.

“Um pouco antes da pandemia, eu senti interesse de trabalhar com os projetores multimídia e comecei a investigar esse objeto, como manusear, formas de produção, mas não utilizar ele enquanto um objeto técnico apenas, e sim trazer ele pra cena enquanto um potencial parceiro de cena. Então, o objeto técnico dentro da minha pesquisa é também um parceiro de cena, ele também é um personagem que interage junto comigo (...)”, descreve Ravena Sena.

A pesquisa culminou no espetáculo “Código (não)binário”, um trabalho cênico autobiográfico que abordou as vivências da egressa de Teatro que tiveram relação com questões de gênero.

[O espetáculo] fala sobre questões de gênero, sobre a performance de gênero que a gente tem hoje. Ele aborda também novas perspectivas de um teatro que vai falar não só sobre a minha vivência no espaço da Universidade, no contexto escolar, enfim, a minha vivência no geral, mas trabalha também com novas perspectivas do teatro, trazendo pro público uma nova perspectiva de sentir e fazer parte da cena. É um teatro performativo”, explica Ravena.

Corporeidades amazônicas
O egresso Marcos Fernandes pesquisou e catalogou corporeidades cotidianas da Amazônia, resgatadas a partir de quatro elementos: a floresta, o rio, o casco e o barco. Esses elementos estão presentes nas memórias e histórias da sua infância no interior, às margens do Rio Jupati (PA), com os familiares paternos, entrelaçadas às vivências na capital amapaense.

“As corporeidades que eu cataloguei são as minhas corporeidades amazônicas, ribeirinhas… Eu sou uma pessoa do interior, então eu busquei em mim mesmo, nessas minhas vivências, trazer um trabalho que falasse dessa pessoa que é do interior, que tem esses costumes, esses saberes que às vezes não damos importância… A gente se vangloria de outras coisas e esquece do nosso lugar de enunciação”, observa Marcos Fernandes.

Além do trabalho acadêmico teórico, a pesquisa desenvolvida por Marcos também resultou na produção de vídeos curtos em espaços amazônicos que envolvessem os quatro elementos culturais e ambientais utilizados para compreender a corporeidade do autor, trazendo uma dramaturgia que aborda a perspectiva de uma pessoa ribeirinha afro-indígena.

O tema do trabalho acadêmico, segundo o ex-aluno, surgiu desde o início da graduação, a partir de uma necessidade de entender as corporeidades amazônicas. “Queria finalizar esse curso de uma forma que eu pudesse trazer essas indagações, indagações do dia a dia, de quem sou, me entender enquanto esse nortista amazônico”, explica.

 

a_ponte – cena do teatro universitário

O projeto é uma iniciativa do Itaú Cultural que busca reunir estudantes de artes cênicas de todo o país para promover a renovação da cena teatral. Anualmente, o projeto realiza uma convocatória de trabalhos de pesquisa estudantil em artes cênicas realizados em instituições públicas ou privadas, de nível superior ou técnico, de todo o território nacional.

Além da convocatória, há uma mostra com espetáculos, bate-papos e comunicações orais de trabalhos selecionados na edição anterior do edital, e ainda o lançamento da publicação Pontilhados.

É a segunda vez que um discente do curso do Teatro é selecionado pelo projeto. Em 2023, o TCC do egresso Kai Henrique Fernandes, intitulado “Revisitando (Trans)Midiático: Autobiografia Trans”, foi o primeiro a ser aprovado pelo edital.

Para o coordenador da Licenciatura em Teatro da Unifap, Prof. Dr. Frederico Carvalho, as aprovações dos alunos e ex-alunos são uma prova concreta do talento, dedicação e esforço que eles têm demonstrado ao longo de sua trajetória acadêmica.

“O Itaú Cultural é uma das mais renomadas instituições de fomento à cultura no Brasil e ser selecionado em um edital dessa magnitude é um reconhecimento significativo do potencial criativo e inovador de nossos estudantes. Eles não apenas representam a excelência do nosso curso, mas também se tornam exemplos inspiradores para todos os colegas que compartilham dessa jornada acadêmica. A aprovação deles nesse edital abre portas para novas oportunidades e reforça a importância do que fazemos aqui: formar profissionais competentes, críticos e capazes de impactar o cenário cultural e artístico do nosso país”, afirma Frederico Carvalho.

Por Jacqueline Araújo (Jornalista - DRT/PA 2633)
*Com informações do site do Itaú Cultural.

Veja alguns trabalhos

 



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