Amapá Digital | Segunda-Feira, 22 de dezembro de 2025.
Sugestão do Governo do Amapá apresenta ações de luta contra os vetores de doenças epidemiológicas.
A retomada da semana de saúde foi uma das sete propostas apresentadas pelo Governo do Amapá, durante a 6ª Reunião do Conselho do Rio Oiapoque, que ouviu demandas das populações da região de fronteira entre o Brasil e a França esta semana, na sede do Exército Brasileiro, na Vila de Clevelândia do Norte.
A sugestão pontua ações de combate aos vetores de doenças epidemiológicas como dengue, chikungunya, febre amarela, zica, malária, entre outras. A proposta tem como base, mobilizações de prevenção e combate a essas doenças em ambos os territórios simultaneamente.
“O conselho discutiu os problemas comuns, mas acima de tudo soluções para melhorar a vida das pessoas dos dois lados do Rio Oiapoque. Com a retomada da cooperação transfronteiriça acreditamos que é possível melhorar positivamente a saúde para ambos os lados com a Semana da Saúde na Fronteira que será formulada com uma série de ações", disse a secretária da Saúde, Silvana Vedovelli.
O encontro reuniu autoridades e moradores que, juntos, definiram sete propostas de melhorias para a saúde, meio ambiente e desenvolvimento econômico da região fronteiriça.
“Nessa semana, os governos do Amapá e da Guiana Francesa estarão juntos para eliminar na região transfronteiriça os vetores de doenças epidemiológicas e aumentar a qualidade de vida e os serviços de saúde da população”, pontuou o secretário de Relações Internacionais e Comércio Exterior do Governo do Amapá, Lucas Abrahão.
Após as discussões, a sugestão será submetida à avaliação dos governos brasileiro e francês ainda em 2024, na 13ª Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça (CMT), que será realizada em Macapá.
Propostas bilaterais
Conselho do Rio Oiapoque
Instituído pela Declaração de Intenção assinada na cidade de Paris, em 14 de dezembro de 2012, reúne 28 membros, sendo 14 do lado brasileiro e 14 do lado francês. Entre os representantes, estão os prefeitos de Saint Georges e Oiapoque. As reuniões acontecem, no mínimo, duas vezes por ano, de forma alternada entre os territórios.
O conselho visa atender às reivindicações da população, visando consolidar ações para melhorar a qualidade de vida em ambos os lados da fronteira.
Por: Jamile Moreira .Colaboradores: Colaboração: Mônica Silva
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL