Amapá Digital | Domingo, 21 de dezembro de 2025.
Sete propostas foram definidas e serão apresentadas na 13ª Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça (CMT)
O Governo do Amapá conduziu a 6ª Reunião do Conselho do Rio Oiapoque, realizada na sede do Exército Brasileiro, na vila de Clevelândia do Norte. Autoridades e moradores das regiões fronteiriças entre Brasil e França se uniram para propor melhorias nas áreas de saúde, meio ambiente e desenvolvimento econômico. Sete propostas foram definidas e serão apresentadas na 13ª Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça (CMT), agendada para ocorrer em Macapá ainda este ano.
O encontro contou com a presença do governador Clécio Luís, que destacou a necessidade das discussões para beneficiar as populações da Guiana Francesa e do Amapá. Além disso, mencionou o fortalecimento dos laços diplomáticos com a França e o diálogo com as comunidades fronteiriças. As propostas discutidas visam promover o desenvolvimento social, cultural e econômico, incluindo a retomada da semana de saúde na fronteira e o desenvolvimento de certificação de produtos transregionais.
Com aproximadamente 32 mil habitantes na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa, as relações transfronteiriças têm sido tratadas pela Comissão Mista Transfronteiriça (CMT) desde o acordo de cooperação assinado em 1996. O Conselho do Rio Oiapoque, estabelecido como preparativo à CMT, reúne representantes de ambos os lados para promover discussões e propostas que impulsionem o desenvolvimento sustentável e a cooperação entre as front Foto: Max Renê/GEA; Vinícius Rodrigues/GEAeiras.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL