Amapá Digital | Domingo, 21 de dezembro de 2025.
Nesta terça-feira, dia 5, o governador Clécio Luís recebeu representantes da empresa portuguesa MeterBooster, que está se instalando no Amapá para fabricar baterias de lítio. Essa tecnologia moderna e sustentável é amplamente utilizada em sistemas de energia solar, trazendo perspectivas promissoras para a economia local ao estimular a geração de emprego e renda.
Durante o encontro, o chefe do Executivo estadual assinou como testemunha o pré-contrato entre o grupo português e a empresa Minasol, que já está presente no Amapá há seis anos atuando no ramo de energia solar.
A MeterBooster é reconhecida por sua expertise na produção de baterias de lítio, as quais representam uma alternativa mais sustentável e também são até cinco vezes mais econômicas do que as soluções usadas tradicionamente. Abdias Pontes, diretor-presidente da Minasol, ressalta que a instalação de painéis solares pode resultar em um ganho de até 25% ao ano na fatura energética de uma família. Com a integração das baterias para armazenamento de energia, essa economia pode ser ampliada para pelo menos 50%, dependendo do investimento e do consumo.
O Governo do Amapá tem buscado parcerias de desenvolvimento sustentável, ampliando seus diálogos internacionais. Durante o evento Startup20, que posicionou o Estado como referência mundial em inovação e tecnologia, Clécio Luís apresentou as potencialidades locais a representantes de startups e órgãos públicos da África do Sul, Estados Unidos e Alemanha, reforçando o compromisso com o crescimento econômico aliado à preservação ambiental.
Com informações/ Worchiely Costa .Colaboradores: Andreza Carolina
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL