Abertura do Ano

Clécio Luís destaca avanços na saúde e economia do Amapá na Alap


Na abertura do ano legislativo, gestor também pontuou a importância da união do Executivo com o Legislativo estadual para garantir avanços nas políticas públicas voltadas à população.


Em reunião solene que deu início aos trabalhos parlamentares em 2024, o governador do Amapá, Clécio Luís, falou sobre os avanços alcançados durante o primeiro ano de sua gestão. No discurso, Clécio destacou como prioritárrias as áreas da saúde, desenvolvimento econômico e geração de empregos. Ressaltou também a colaboração entre os poderes Executivo e Legislativo estaduais para promover avanços nas políticas públicas voltadas à população.

Durante a mensagem governamental, Clécio prestou contas das atividades desenvolvidas em 2023, apresentou conquistas na saúde, segurança pública, educação, cultura e crescimento econômico. Com transparência, o governador destacou o compromisso contínuo com o fortalecimento da democracia brasileira, evidenciando diálogos bem-sucedidos com o Governo Federal e outros países, posicionando o Amapá como parte integrante do desenvolvimento econômico sustentável.

Ao abordar as relações com o Governo Federal, Clécio mencionou o presidente Lula e os investimentos que retornaram ao Estado. Essa maior interlocução tem proporcionado oportunidades para superar desafios históricos, como a infraestrutura da BR-156, acesso ao mercado europeu e a superação do isolamento territorial. O retorno de investimentos contribui para a concretização de obras estruturantes previstas no PAC para o Amapá.

 

Planejamento Estratégico: Plano Plurianual (PPA) e Orçamento 2024

Um ponto focal do discurso foi a apresentação do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2024-2027, construído em estreita colaboração com a população dos municípios do Amapá. O PPA, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tem o objetivo de promover o desenvolvimento interdisciplinar e melhorar a qualidade de vida da população.

Clécio abordou a abertura do orçamento de 2024, assinada recentemente, considerando projeções baseadas em dados de 2020 a 2023 e estimativas do Fundo de Participação dos Estados e Distrito Federal (FPE). Com um orçamento superior a R$ 9,7 bilhões, a previsão abrange despesas obrigatórias, repasses constitucionais, e também inclui mais de R$ 70 milhões destinados a Emendas Individuais dos deputados, focados em áreas de saúde e educação.

Ao finalizar, Clécio destacou a construção de uma infraestrutura de dados que permitirá a integração de informações, agilizando a tomada de decisões e melhorando a prestação de serviços públicos. O orçamento para 2024, para ele, vai além de uma mera alocação de recursos; é uma expressão dos compromissos com a população do Amapá.

A abertura do ano legislativo contou com a presença de diversas autoridades, presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Alinny Serrão, senador da República, Davi Alcolumbre, representando a bancada federal do Amapá e outros políticos.

 

Com informações/ Rafaela Bittencourt

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL