Amapá Digital | Segunda-Feira, 22 de dezembro de 2025.
No último sábado (27), a prefeitura de Macapá promoveu o Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência na Escola Municipal Wilson Malcher. Com o tema "cenário atual e futuro na implementação do Direito da Pessoa com Deficiência", o evento discutiu políticas públicas voltadas para espaços adequados para as pessoas com deficiência (PCD) na cidade.
O encontro reuniu representantes de entidades defensoras dos direitos das PCDs, secretários municipais, além de mães, pais e familiares dessas pessoas. Para garantir a inclusão, a programação contou com intérpretes de Libras e autodescrição.
O Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência não era realizado desde 2015, sendo retomado em 2024 pela gestão municipal. A iniciativa busca atender aos direitos e garantias previstos na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que assegura a igualdade de direitos para as PCDs.
Rogério Santos, presidente da Associação dos Deficientes do Amapá (Adfap), enfatizou a importância do fórum como um reconhecimento das lutas das PCDs em Macapá. O evento busca identificar, valorizar e criar políticas públicas para essa comunidade.
O Secretário Raimundo Azevedo, titular da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, destacou a relevância das ações afirmativas para a comunidade PCD no estado do Amapá. O fórum debateu cinco eixos temáticos, resultando na votação de 15 políticas públicas a serem levadas para a Conferência Estadual de Pessoa com Deficiência. A iniciativa foi conduzida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, por meio da Coordenação Municipal de Pessoa com Deficiência.
Com informações/ Fernando Tavares
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL