No Amapá

MP-AP e Fecomércio/SENAC-AP renovam parceria para promoção de cursos



Nesta sexta-feira (12), o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP) Paulo Celso Ramos, e o presidente do Sistema Fecomércio e do Conselho Regional do SENAC/AP, Ladislao Pedroso Monte, renovaram o Acordo de Cooperação Técnica que garante a continuidade de capacitações para jovens e adultos dos municípios de Laranjal do Jari e Pedra Branca. A assinatura ocorreu na sala de reuniões da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), no Araxá. 

Os jovens terão acesso aos cursos gratuitos de Operador de Computador, Assistente de Tecnologia da Informação, Assistente de Marketing e Venda, e as aulas serão ministradas na Carreta Móvel de Informática de Gestão. O Termo tem o prazo de doze meses, a partir da assinatura, através do Programa SENAC de Gratuidade (PSG). A parceria não implica em transferência de recursos entre as instituições, e pode ser prorrogada. 

A última capacitação por meio da parceria terminou em dezembro, em Laranjal do Jari. Em 2024, as primeiras turmas serão formadas ainda neste primeiro semestre. No segundo semestre, a carreta vai para Pedra Branca do Amapari. 

O diretor regional do SENAC/AP, José Iguarassu, enalteceu a parceria, que agregou mais qualidade aos serviços da instituição. “Ter a chancela do MP-AP é muito valoroso para o SENAC/AP, pelo respeito que tem da sociedade e de outras instituições, o que traz mais seriedade para nossas ações e também abre caminhos para novas parcerias, a exemplo do município de Itaubal, onde, com o bom aproveitamento dos cursos ofertados, a prefeitura solicitou novas capacitações”, disse. 
   
Esta parceria iniciou em 2016 e foi renovadaem 2021 e 2023. Jovens e adultos dos municípios de Amapá, Pracuúba, Itaubal, Oiapoque, Cutias do Araguari, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho já foram atendidos com cursos de informática. Em Santana, além de conhecimento em informática, foi oferecida capacitação de Recepcionista em Hospedagem; e em Macapá, de Panificação, Manicure e Pedicure, Limpeza e Conservação e Combate de Endemias.

Ladislao Monte agradeceu pela continuidade da parceria e afirmou estar satisfeito com a promoção de cursos para a população. “Nosso objetivo é promover educação profissional para trabalhadores do comércio, mas também atendemos outros grupos sociais. Somos gratos por renovar a parceria, pois através dela, cumprimos a meta de gratuidade nos cursos”.

Para o PGJ Paulo Celso, os cursos gratuitos para pessoas que não moram em Macapá, ampliam oportunidades para a entrada no mercado de trabalho, e promovem cidadania e inclusão. “União de esforços iniciou há quase oito anos, com o objetivo de garantir aprendizagem para quem mora em outros municípios, além de Macapá. Os resultados são exitosos, e mais uma vez estamos renovando o Termo, pois os resultados e aproveitamento são estimulantes, muitas vidas foram transformadas e isso nos faz acreditar que, podemos sim, promover cidadania e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas”. 

De acordo com o edital, para participar, é necessário passar por um teste de seleção realizado pelo MP-AP e SENAC/AP. Serão oferecidas 20 vagas por turma nos cursos de informática, e 30 vagas para o de Marketing e Venda.

Cronograma:

Laranjal do Jari

Curso de Assistente de Tecnologia
Períodos: 30/01 a 17/04 (noite), e de 18/04 a 01/07 (tarde) 

Curso de Operador de Computador
Período: 30/01 a 17/04 (tarde), e de 18/04 a 01/07 (manhã e noite)

Curso de Assistente de Marketing e Venda
Período: 18/04 a 18/06 (tarde)


Pedra Branca do Amapari

Curso: Assistente de Tecnologia da Informação
Período: 23/07 a 01/10 m(manhã), e 02/10 a 12/12 (tarde)

Curso: Operador de Computador
Período: 23/07 a 01/10 (manhã), e 02/10 a 12/12 (tarde)


Por Mariléia Maciel

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL