Amapá Digital | Segunda-Feira, 22 de dezembro de 2025.
O Procurador-Geral de Justiça do Amapá, Paulo Celso Ramos, prestigiou, na manhã desta segunda-feira (18), a posse do novo Procurador-Geral da República, Paulo Gustavo Gonet Branco. A cerimônia aconteceu em Brasília, no auditório Juscelino Kubitschek, da Procuradoria-Geral da República, e reuniu o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Paulo Gustavo Gonet Branco exercia o cargo de Subprocurador-Geral da República. Foi indicado para o comando do Ministério Público Federal pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e teve a indicação aprovada pelo Senado Federal. Ele assume a cadeira deixada pelo ex-Procurador-Geral Augusto Aras.
Ele ocupará a chefia do Ministério Público da União durante os próximos dois anos, período que pode ser prorrogado. Em seu discurso de posse, Gonet destacou o papel do Ministério Público, como “corresponsável pela preservação da democracia”.
“Temos um passado a resgatar, um presente a nos dedicar e um futuro a preparar. O Ministério Público vive um momento crucial na cronologia da nossa república democrática. O instante é de reviver na instituição os altos valores constitucionais que inspiraram a sua concepção única, na história e no direito comparado”, ressaltou o novo PGR.
Para o Procurador-Geral do Amapá, Gonet tem referências e currículo para manter o equilíbrio, a credibilidade e elevar ainda mais o papel fundamental do Ministério Público de servir com a garantia da democracia.
“É um dia importante para todos que integramos o Ministério Público Brasileiro. O novo Procurador-Geral da República tem um currículo impecável, que o gabarita a fazer uma excelente gestão, conduzindo o Ministério Público com justiça social. Desejo ao doutor Gonet uma atuação de sucesso”, saudou o PGJ Paulo Celso Ramos.
Por Rita Torrinha
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL