Consulta pública

Fortaleza de São José de Macapá: Escuta pública para uso até sexta-feira, 8, pela internet


Formulário on-line é a primeira etapa do projeto de restauro e requalificação do monumento.


O formulário de consulta pública para ouvir a população amapaense sobre o uso da Fortaleza de São José de Macapá, lançado em 28 de novembro, permanecerá disponível online até 8 de dezembro. Com a pergunta "Qual ocupação da Fortaleza você quer ver?", a escuta virtual faz parte das etapas iniciais do processo de restauro do monumento, visando a requalificação do espaço para atender às necessidades da população. Até o momento, quase mil respostas foram registradas, a maioria alinhada ao projeto previamente proposto.

O processo completo tem como meta entregar a fortificação totalmente revitalizada até 2026. A consulta virtual é a primeira fase, seguida por escuta presencial, elaboração dos projetos de adequação do espaço e início das obras programadas para o segundo semestre de 2024. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (Appa) acompanham o processo, sendo a Appa responsável pelo projeto de restauração.

Com o investimento de quase R$ 30 milhões provenientes de um contrato de 2022 entre o Governo do Estado, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Appa, a fortificação concorre ao título de Patrimônio da Humanidade. Esses recursos foram obtidos por meio da Lei Rouanet.

A proposta é transformar a Fortaleza de São José em um espaço público multifuncional, com restaurantes, exposições e oficinas, promovendo a total utilização do local e integrando a comunidade nesse processo. O acervo do espaço, considerado um museu ao ar livre, também será preservado. Os resultados da escuta pública serão analisados e incorporados aos projetos em andamento pela Appa.

 

PARTICIPE DA CONSULTA PÚBLICA AQUI

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL