Amapá Digital | Segunda-Feira, 22 de dezembro de 2025.
Através de articulação política liderada pelos parlamentares Davi Alcolumbre e Vinicius Gurgel, o pontapé inicial para a reconstrução da Ponte Sérgio Arruda foi dado na última sexta-feira, 24 de novembro.
Com o aporte financeiro articulado pelo senador Davi Alcolumbre, coordenador da Bancada Federal, em conjunto com o deputado federal Vinícius Gurgel, foi possível o início da revitalização da Ponte Sérgio Arruda, que conecta o Centro à Zona Norte de Macapá, no Amapá. Após anos de problemas estruturais desde 2014, a ponte começou a ser demolida na última sexta-feira (24), para uma nova ponte, moderna, se erguer para melhorar o fluxo urbano do local.
O investimento total para a revitalização ultrapassa os R$ 10 milhões, dos quais mais de 40% (R$ 4,2 milhões) já foram destinados à Prefeitura na última semana. O senador Davi Alcolumbre fala sobre a importância da obra, dizendo que a reconstrução solucionará questões estruturais e proporcionará qualidade de vida, melhorias na mobilidade urbana e desenvolvimento regional para a população de Macapá.
O projeto de revitalização da Ponte Sérgio Arruda será executado em duas etapas. A primeira inclui a construção de novas faixas de rolamento, ciclofaixa, calçamento para pedestres e urbanização do entorno. A segunda fase abrange a área do Canal do Jandiá, com a elevação do nível da ponte de retorno para prevenir alagamentos durante a maré alta. O projeto ainda contempla a construção de uma nova ponte interligando os bairros Pantanal e Pacoval.
A execução da obra ficará a cargo da Prefeitura de Macapá, que planeja concluir a reconstrução em 120 dias. O projeto também inclui melhorias em acessibilidade, como meio-fio, passeio (calçada) com rampa de travessia, piso tátil de alerta e direcional, além da implantação de guarda-corpos ao longo do passeio sobre o canal.
O senador Alcolumbre reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do Amapá, garantindo que seu mandato está a serviço da redução das desigualdades e do progresso do Estado.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL