Amapá Digital | Segunda-Feira, 22 de dezembro de 2025.
O município foi o primeiro a receber o projeto, abrindo o ciclo de palestras para o mês de novembro
A vice-diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá, EJE-AP, juíza eleitoral Ariadne Alencar, fez a abertura do Projeto Política e Cidadania em Oiapoque ressaltando a importância do evento para a preparação do pleito 2024.
“O TRE Amapá trouxe até o município o curso de capacitação para pessoas que desejam se candidatar para a disputa eleitoral de 2024. Essa é uma importante oportunidade de se preparar para o processo eleitoral da forma adequada.
O ciclo de palestras que ocorre no fórum da Comarca do Município nos dias 9 e 10 de novembro, trata sobre temas importantes para as Eleições Municipais. A primeira palestra do evento abordou a segurança do voto eletrônico, uma temática de grande visibilidade no cenário político brasileiro. O palestrante, Emanoel Flexa, Secretário de Segurança da Informação do TRE Amapá, fez um relato sobre a história do voto no Brasil, o benefício do uso de urnas eletrônicas e mecanismos de segurança do equipamento, além de tirar dúvidas dos participantes, relativas à substituição de urnas, zerésima, boletim e auditoria da votação eletrônica.
Na sequência, a Secretária Judiciária, Mylene Lages, tratou do tema Registro de Candidaturas. Ela apresentou aos participantes as condições de elegibilidade, filiação partidária, domicílio eleitoral, cálculo de sobras e outras noções da Legislação Eleitoral.
A servidora do TRE Amapá, Lena Mendes, falou sobre o percentual de mulheres eleitas no país, durante a apresentação sobre a participação feminina na política. Ela apontou dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que as mulheres representam maioria do eleitorado brasileiro ,com 53%, mas segundo os números das Eleições 2022, ocuparam apenas 17% dos cargos eletivos. Além disso, falou das políticas afirmativas para que haja democracia efetiva, com a participação igualitária de homens e mulheres.
A palestra chamou a atenção do público, como o morador de Oiapoque Humberto Lima, que é contador e planeja se candidatar nas Eleições de 2024.
“Achei bem interessante a parte da participação das mulheres na política. Porque é algo que realmente é muito complicado de ver nos partidos”, comentou.
Fake News e a Desinformação também foram temas abordados no evento. O analista judiciário Heverton Fernandes foi quem explicou conceitos e os prejuízos para a democracia que as informações falsas podem gerar.
A propaganda nas campanhas também foi explorada pelo chefe de cartório da 5ª Zona, de Mazagão, Gerson Miranda, que apresentou as noções sobre a Legislação que rege a Propaganda Eleitoral e as condutas vedadas.
Capacitação Política
O Projeto Política e Cidadania, da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), teve sua primeira edição em 2015. Ao longo dos anos vem preparando futuros candidatos por meio da linguagem acessível e didática, sobre noções jurídicas e administrativas de todo o processo eleitoral.
O curso de 8h é início do ciclo de capacitação para as Eleições Municipais de 2024.
A capacitação política está prevista para acontecer também em outros municípios, no mês de novembro, em Laranjal do Jari (16 e 17), município de Amapá (22/11), Porto Grande (24/11) e a capital Macapá (29/11), local de encerramento do projeto.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL